Rodrigo Cunha é o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado
O senador destacou a importância do tema neste momento de pandemia
O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) assumiu nesta quarta-feira (24) a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT).
Ao abrir a reunião de instalação da comissão, o senador destacou a importância que os temas abarcados pelo colegiado ganham neste momento de pandemia. Ele disse que a prioridade absoluta é a vacinação de toda a população.
“Estamos completando um ano desde o início da pandemia, o que impôs enormes sacrifícios à população. O coronavírus já tirou a vida de mais de 248 mil brasileiros. Nosso foco tem que ser vacinação, pesquisa, tecnologia e inovação para reduzirmos as mortes, buscarmos tratamentos eficazes e retomarmos os empregos”, pontuou.
Em seu discurso de posse, Rodrigo afirmou que o Brasil tem vocação para a inovação e citou diversos casos de sucesso de alagoanos no desenvolvimento de tecnologias que facilitam a vida das pessoas, inclusive na área de inclusão social. Entre as menções, citou o Hand Talk, aplicativo de tradução em libras.
Rodrigo também destacou a necessidade de maiores investimentos em Ciência e Tecnologia. Em 2018, o Brasil investiu 1,28% do PIB na área, valor bem abaixo de países como China, Coreia do Sul e Estados Unidos.
O novo presidente da CCT comentou que o “novo normal” que toda a população mundial se viu obrigada a viver desde o início da pandemia exige uma relação íntima com o universo on-line.
Debates de grande importância deverão ganhar corpo na CCT, entre os quais o marco regulatório das Startups, o leilão do 5G e a necessidade de acesso universal e democrático à internet.