Uneal concede título de Mestres de Cultura Popular das Alagoas a artesãos
O evento seguirá as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS)
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais e o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares, Jairo Campos da Costa, convidam para a cerimônia de concessão do título de mestres e mestras de Cultura Popular das Alagoas, a personalidades vivas e in memoriam, no próximo domingo (28), às 19h, no Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, Povoado Ilha do Ferro, situado em Pão de Açúcar, no sertão alagoano.
Na ocasião, serão homenageadas 71 pessoas que contribuíram com o fortalecimento da arte popular no Povoado. Destes, apenas 15 estão vivos e atendem os critérios de tempo de dedicação na sabedoria tradicional e de repasse desta sabedoria. "Nosso objetivo é celebrar a contribuição de quem não está mais conosco e reconhecer o protagonismo dessas pessoas, divulgando e imortalizando todos. ‘No caso dos mestres e mestras vivos valorizamos o potencial, a cadeia criativa, a profissionalização. É a universidade pública ratificando que eles são mestres da cultura popular, que desenvolvem uma sabedoria", enfatiza Jairo Campos.
Ainda, segundo Campos, "o reconhecimento de mestre confere a essas pessoas o reconhecimento público a chancela institucional, agregando valores, fortalecendo a cultura, a identidade alagoana, a cadeia criativa, o desenvolvimento de renda local na comunidade sertaneja de Pão de Açúcar na Ilha do Ferro", completa.
A ação é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa de Literatura e Artes Visuais Populares, junto ao Sistema de Museus da Uneal, por meio do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos.
O evento seguirá as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Confira a lista de homenageados:

Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
