Sobrecarregados, funcionários de hospital em Arapiraca reclamam de atrasos no salário
Atraso no repasse da prefeitura teria provocado crise financeira no hospital
O trabalho na linha de frente da Covid-19 não é fácil, ainda mais para os trabalhadores que não sabem quando o próximo salário vai cair na conta e que vê os boletos acumulando sem ter como pagar. Essa é a situação que os funcionários do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho estão vivendo atualmente.
Todas as semanas, o 7Segundos recebe relatos de trabalhadores, profissionais da saúde, ou funcionários da área administrativa do hospital, pedindo ajuda para denunciar a situação. “Gostaria de fazer um apelo, porque não sei mais a quem recorrer. A gente já trabalha com o psicológico afetado por conta da pandemia, mesmo não trabalhando diretamente com os pacientes com Covid, e sem receber o salário em dia é difícil trabalhar motivada”, afirma uma funcionária, em uma das mensagens enviadas recentemente.
O último salário recebido pelos trabalhadores do hospital foi referente ao mês de janeiro. O salário de fevereiro, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil de março - de acordo com os trabalhadores - não tem qualquer previsão para ser liberado. “No início do mês chegaram a dizer que o salário seria liberado no dia 12 de março, mas já faz praticamente uma semana e nada até agora. Da parte da direção, é só silêncio”, declarou um outro trabalhador. Segundo ele, tem colega que saiu de férias no final do ano e que também até o momento não recebeu o terço de férias.

Os atrasos nos pagamento dos salários dos funcionários se tornaram constantes desde que a prefeitura de Arapiraca passou a atrasar o pagamento do repasse mensal, no ano passado. O Hospital Regional é mantido por uma sociedade beneficente e, apesar de atender pacientes particulares e conveniados a planos de saúde, a maior parte dos atendimentos é feita pelo sistema público. Por conta disso, é mantida por meio de repasses federais, estaduais e municipais. O pagamento feito mensalmente pela prefeitura de Arapiraca é parte importante no orçamento da unidade hospitalar.
No início de março, vereadores fizeram uma visita técnica ao Hospital Regional e conversaram a respeito da ocupação dos leitos de Covid-19. Na ocasião, a crise financeira também foi discutida na reunião com a direção da unidade. Em sessão, um dos parlamentares declarou que a prefeitura de Arapiraca teria três meses de repasses atrasados ao hospital. A informação não foi confirmada pela prefeitura de Arapiraca.
Enquanto a situação não é resolvida, os trabalhadores seguem divididos entre o cansaço com a rotina pesada de trabalho e a preocupação de não saber como irão conseguir pagar as contas no final do mês. “A gente só não passa necessidade porque tem cartão de crédito, mesmo sabendo que talvez não tenha como pagar a fatura depois”, afirma a funcionária que disse se sentir desmotivada para trabalhar. “A sensação é de que em vez de receber, estou é pagando para trabalhar, porque ainda tenho o custo com combustível, que está cada vez mais caro”, lamenta.
Os nomes dos trabalhadores do Hospital Regional são omitidos nesta matéria porque eles temem sofrer algum tipo de represália por parte de seus superiores.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do hospital e até o fechamento desta matéria não obteve resposta. Assim que o Hospital Regional e a prefeitura de Arapiraca se pronunciarem sobre o assunto, esta matéria será atualizada.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
