primeira 'Superlua' de 2021 vira protagonista no céu de Brasília
Fenômeno ocorre quando satélite natural está no ponto de órbita mais próximo da Terra. Lua cheia pode ser vista até sábado (3)
A primeira "Superlua" de 2021 brilhou no céu do Distrito Federal na noite deste domingo (28). Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a lua ficou cheia às 15h48 e permanecerá até a noite do próximo sábado (3). Na manhã desta segunda-feira (29) ainda era possível vê-la no céu da capital (veja mais fotos abaixo).
As superluas são um dos eventos que mais chamam a atenção dos apaixonados pelo céu. O fenômeno ocorre quando o satélite natural da Terra está em seu perigeu – ponto de órbita mais perto da Terra, que coincide com a fase da lua cheia.
De acordo com a Nasa, o fenômeno visível em Brasília também é chamado de "Lua de Minhoca" – nome da última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, já que as minhocas surgem quando o gelo derrete.
Curiosidades sobre a Lua:
-A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica - uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;
-O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;
-O ponto mais próximo é o perigeu;
-Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

Superlua registrada no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Superlua registrada na manhã desta segunda-feira (29), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Veja também
Últimas notícias
Feira dos Municípios reforça compromisso com inclusão e acessibilidade
Jovem desmaia em ônibus lotado e é socorrido pelo Samu dentro do coletivo na Av. Fernandes Lima
Janeiro Roxo incentiva prevenção e reforça combate à hanseníase em Arapiraca
IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários; veja cargos oferecidos
Secretaria do Trabalho oferece 2.572 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Homem e bebê morrem em incêndio em apartamento na zona leste de SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
