Mais de 25% dos mortos pela Covid-19 em Arapiraca tinham entre 30 e 59 anos
A Capital do Agreste alagoano já registrou mais de 300 mortes causados pelo coronavírus
Os dados epidemiológicos do Brasil tem percebido uma mudança no perfil de óbitos causados pela Covid-19. Não são mais apenas os idosos que têm quadro agravado da doença.
De acordo com a médica infectologista Cristina Hueb, a faixa-etária abaixo dos 60 anos começa a apresentar avanço na doença também, com casos de agravação no quadro de jovens adultos sem comorbidades.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Arapiraca, na Capital do Agreste, 25,8% das mortes por Covid-19 foram registradas na população entre 30 e 59 anos. O número de óbitos de idosos (acima dos 60 anos) segue sendo mais recorrente, sendo registrados em 72,3% da população arapiraquense.

Os dados de Arapiraca e Alagoas são equivalentes. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Governo do Estado, 26% dos mortos pela Covid-19 em Alagoas tinham entre 30 e 59 anos; em idosos a porcentagem é de 74,8%.
De acordo com a infectologista, existem duas explicações possíveis para o aumento no número de casos agravados entre a população mais jovem.
"O que tenho visto, primeiro é aumento de volume. Mais jovens estão adoecendo porque têm mais casos ativos. Segundo, é a pouca importância que os mais jovens dão aos sintomas", disse a médica Cristia Hueb, ratificando que os primeiros sintomas não devem ser negligenciados. "Muitas das vezes, eles chegam já com a doença muito avançada", continuou.
Vacinação
Estados que iniciaram o processo de vacinação contra Covid-19 antes de Alagoas já estão vendo o número de internações e mortes diminuírem na população acima dos 60 anos.
A cidade de São Paulo, por exemplo, já constatou uma redução de 51,4% na morte de idosos entre 85 e 89 anos.
Os dados são da própria Secretaria Municipal de Saúde e levam em consideração as mortes ocorridas entre janeiro e março deste ano, período em que foi dado início à vacinação deste grupo específico.
Voltando a falar sobre Arapiraca, muito em breve o número óbitos para a população idosa tende a diminuir, aumentando a porcentagem de óbitos entre adultos de 30 a 59 anos.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
