Mais de 25% dos mortos pela Covid-19 em Arapiraca tinham entre 30 e 59 anos
A Capital do Agreste alagoano já registrou mais de 300 mortes causados pelo coronavírus
Os dados epidemiológicos do Brasil tem percebido uma mudança no perfil de óbitos causados pela Covid-19. Não são mais apenas os idosos que têm quadro agravado da doença.
De acordo com a médica infectologista Cristina Hueb, a faixa-etária abaixo dos 60 anos começa a apresentar avanço na doença também, com casos de agravação no quadro de jovens adultos sem comorbidades.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Arapiraca, na Capital do Agreste, 25,8% das mortes por Covid-19 foram registradas na população entre 30 e 59 anos. O número de óbitos de idosos (acima dos 60 anos) segue sendo mais recorrente, sendo registrados em 72,3% da população arapiraquense.

Os dados de Arapiraca e Alagoas são equivalentes. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Governo do Estado, 26% dos mortos pela Covid-19 em Alagoas tinham entre 30 e 59 anos; em idosos a porcentagem é de 74,8%.
De acordo com a infectologista, existem duas explicações possíveis para o aumento no número de casos agravados entre a população mais jovem.
"O que tenho visto, primeiro é aumento de volume. Mais jovens estão adoecendo porque têm mais casos ativos. Segundo, é a pouca importância que os mais jovens dão aos sintomas", disse a médica Cristia Hueb, ratificando que os primeiros sintomas não devem ser negligenciados. "Muitas das vezes, eles chegam já com a doença muito avançada", continuou.
Vacinação
Estados que iniciaram o processo de vacinação contra Covid-19 antes de Alagoas já estão vendo o número de internações e mortes diminuírem na população acima dos 60 anos.
A cidade de São Paulo, por exemplo, já constatou uma redução de 51,4% na morte de idosos entre 85 e 89 anos.
Os dados são da própria Secretaria Municipal de Saúde e levam em consideração as mortes ocorridas entre janeiro e março deste ano, período em que foi dado início à vacinação deste grupo específico.
Voltando a falar sobre Arapiraca, muito em breve o número óbitos para a população idosa tende a diminuir, aumentando a porcentagem de óbitos entre adultos de 30 a 59 anos.
Últimas notícias
Carneiros e Mata Grande decretam emergência por estiagem no Sertão
Lei de Antonio Albuquerque endurece punições por violência em estádios de AL
Seris investiga possível soltura irregular de custodiado em Alagoas
Alagoas prepara investimento de R$ 7,2 milhões em rifles para combate ao crime
Estudo mostra que AL tem pior ocupação do país; JHC propõe modelo moderno de desenvolvimento
PGE considera viável contratação do Cebraspe para concurso da Sefaz
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
