Mais de 25% dos mortos pela Covid-19 em Arapiraca tinham entre 30 e 59 anos
A Capital do Agreste alagoano já registrou mais de 300 mortes causados pelo coronavírus
Os dados epidemiológicos do Brasil tem percebido uma mudança no perfil de óbitos causados pela Covid-19. Não são mais apenas os idosos que têm quadro agravado da doença.
De acordo com a médica infectologista Cristina Hueb, a faixa-etária abaixo dos 60 anos começa a apresentar avanço na doença também, com casos de agravação no quadro de jovens adultos sem comorbidades.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Arapiraca, na Capital do Agreste, 25,8% das mortes por Covid-19 foram registradas na população entre 30 e 59 anos. O número de óbitos de idosos (acima dos 60 anos) segue sendo mais recorrente, sendo registrados em 72,3% da população arapiraquense.

Os dados de Arapiraca e Alagoas são equivalentes. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Governo do Estado, 26% dos mortos pela Covid-19 em Alagoas tinham entre 30 e 59 anos; em idosos a porcentagem é de 74,8%.
De acordo com a infectologista, existem duas explicações possíveis para o aumento no número de casos agravados entre a população mais jovem.
"O que tenho visto, primeiro é aumento de volume. Mais jovens estão adoecendo porque têm mais casos ativos. Segundo, é a pouca importância que os mais jovens dão aos sintomas", disse a médica Cristia Hueb, ratificando que os primeiros sintomas não devem ser negligenciados. "Muitas das vezes, eles chegam já com a doença muito avançada", continuou.
Vacinação
Estados que iniciaram o processo de vacinação contra Covid-19 antes de Alagoas já estão vendo o número de internações e mortes diminuírem na população acima dos 60 anos.
A cidade de São Paulo, por exemplo, já constatou uma redução de 51,4% na morte de idosos entre 85 e 89 anos.
Os dados são da própria Secretaria Municipal de Saúde e levam em consideração as mortes ocorridas entre janeiro e março deste ano, período em que foi dado início à vacinação deste grupo específico.
Voltando a falar sobre Arapiraca, muito em breve o número óbitos para a população idosa tende a diminuir, aumentando a porcentagem de óbitos entre adultos de 30 a 59 anos.
Últimas notícias
Polícia prende homem acusado de furtar equipamentos de internet em mais de 20 cidades de Alagoas
Alexandre Ayres completa três anos de mandato com foco em saúde e inclusão social em Alagoas
Hemoal abre em horário especial para doação de sangue durante o Carnaval; confira!
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
