Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Chama atua com protocolos nacionais e internacionais
Tecnologia de ponta e atendimento humanizado oferecem ao paciente maior conforto e segurança durante o tratamento
Cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com tumores realizam radioterapia, e a qualidade do atendimento e da tecnologia implementada são decisivas para determinar o sucesso do tratamento. Em busca do melhor atendimento, o Hospital Chama atua com equipe especializada e seguindo os principais protocolos internacionais e nacionais, sem perder a importância de um tratamento humanizado, com o paciente sempre em primeiro lugar.
A radioterapia usa radiações ionizantes, que danificam as células tumorais e impedem que elas se multipliquem, resultando na morte dos tecidos cancerígenos. As sessões, indolores, ocorrem na maioria das vezes de forma diária e consecutiva, com período de tratamento determinado por avaliação médica. A radioterapia pode ser acompanhada de outras opções terapêuticas, como cirurgia e quimioterapia. Em casos em que a cura não é possível, o procedimento também é uma opção para melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo os tamanhos dos tumores e trazendo um alívio dos sintomas.
Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) São Francisco, do Hospital Chama, o procedimento é realizado fazendo uso de tecnologias de ponta, que permitem maior precisão na emissão dos raios e evitam efeitos colaterais. Entre elas, está a radioterapia conformada tridimensional: enquanto métodos convencionais levam em conta apenas a posição bidimensional do tumor, a terapia conformacional leva em conta também a profundidade, permitindo uma emissão mais precisa e evitando danos aos tecidos saudáveis adjacentes.
A Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) também é usada, aumentando a segurança da entrega da radiação. Para tratamentos ginecológicos, a Unacon São Francisco possui ainda equipamentos para Braquiterapia, que permite a administração diretamente dentro da cavidade intrauterina e/ou vaginal, para complementar o tratamento. Evitando danos às células saudáveis, esses métodos mais avançados de tratamento podem também diminuir as chances do paciente de ter de prolongar seu período no hospital, já que eventuais efeitos colaterais devem ser avaliados e acompanhados por uma equipe médica.
Toda essa estrutura e o atendimento humanizado permitem ao paciente do Chama realizar seu tratamento com maior segurança e conforto, fatores importantes em um momento difícil, delicado e quer requer ações especificas e de qualidade.
Últimas notícias
Festival Hermeto Pascoal passa a integrar calendário cultural de Arapiraca
Rico Melquiades revela que pretende passar por procedimento estético íntimo e surpreende seguidores
Maragogi inaugura nova era de desenvolvimento e reconstrução administrativa
SEPLAG e UNCISAL convocam aprovados em concurso estadual para exames admissionais
Maceió lidera com folga e Arapiraca, Murici, Pilar e Coruripe formam elite do ICMS 2026
Em Milagres, Jadson Lessa e lideranças renovam apoio a Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
