Tarcizo Freire solicita acesso à alfabetização e letramento em Braile nas escolas do Estado
O projeto visa assegurar um sistema de ensino inclusivo aos alunos alagoanos

O deputado estadual Tarcizo Freire (Progressistas), apresentou na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de nº 511/2021, que obriga as instituições de ensino a assegurarem ao aluno com deficiência visual o acesso a alfabetização e ao letramento por meio do Sistema de Braile de leitura e escrita no estado de Alagoas.
Na justificativa o autor argumenta que a proposição visa sanar uma urgente necessidade do sistema de ensino, proporcionando o acesso à alfabetização pelo sistema braile, assegurando a integração e formação educacional das pessoas com deficiência visual.
Crianças cegas e surdas, com aulas ministradas nas línguas e nos modos e meios de comunicação mais adequados, em ambientes que favoreçam ao máximo seu desenvolvimento acadêmico e social.
O projeto apresentado tem a capacidade de esclarecer de forma notória o direito das pessoas com deficiência visual no âmbito do Estado de Alagoas, colaborando efetivamente para o vasto rol normativo constitucional e infraconstitucional, assegurando um sistema de ensino verdadeiramente inclusivo aos alunos alagoanos.
“A aprovação do projeto vem contribuir e muito para as pessoas com deficiência visual. Pois garante a esses alunos o apoio do Estado, inclusive das instituições privadas a alfabetização e a leitura em braile, um sistema fundamental para o desenvolvimento do cognitivo e de aprendizagem das crianças”, disse Freire.
A proposta que obriga a alfabetização de alunos pelo sistema de leitura em braile segue agora em tramitação na Casa Legislativa, e aguarda votação.
Últimas notícias

Sessões na Câmara Municipal continuam com produtividade alta e atenção às demandas da população

'Não existe lugar seguro para mulher': Cibele Moura volta a denunciar aumento da violência contra as mulheres

Atuação de Alfredo Gaspar marca 1º dia da CPMI do INSS com aprovação unânime de convocações e plano de trabalho

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS

Após reclamação de moradores, energia elétrica é restabelecida em rua no bairro Planalto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
