Igreja de Valdemiro Santiago é punida pela Justiça após humilhar fiel negro
"Vilipendiaram grosseiramente o meu direito mais sagrado", disse a vítima

A Justiça de São Paulo condenou a Igreja Mundial do Poder de Deus a indenizar o cabeleireiro Jonas de
Freitas, 50, que disse ter sido humilhado por seguranças em um dos seus templos.
Em outubro de 2020, Freitas entrou na unidade localizada no Brás, em São Paulo, ajoelhou-se, ergueu os braços para o alto, fechou os olhos e começou a rezar. Ainda de joelhos, de acordo com seu relato à
Justiça, foi interpelado de modo grosseiro e ostensivo por três seguranças do templo.
De acordo com o cabeleireiro, os seguranças, alegando que tinham recebido uma denúncia e que ele era "suspeito", tomaram a sua mochila e despejaram todo o conteúdo no chão, na frente dos demais fiéis.
"Vilipendiaram grosseiramente o meu direito mais sagrado, de ficar em paz recolhido em oração", afirmou Freitas à Justiça. O cabeleireiro, que considera ter sido vítima de preconceito por ser negro, destacou que, ao ser abordado, solicitou aos seguranças que a revista fosse feita em uma sala reservada, mas não foi atendido.
Fundada em 1998 pelo apóstolo Valdemiro Santiago, a Igreja Mundial afirmou em sua defesa à Justiça que a acusação de preconceito não tem qualquer cabimento. "A Igreja prega a inclusão social, não havendo o que se falar em distinção de pessoas dentro de seu templo", declarou à Justiça por meio de seus advogados.
A Mundial disse que houve uma denúncia contra o fiel, que a abordagem foi realizada respeitosamente e que o cabeleireiro não passou por nenhum tipo de constrangimento. Prometeu entregar um vídeo à Justiça com as imagens da situação, mas não o fez.
O juiz Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª Vara Cível Central de São Paulo, não aceitou a argumentação e condenou a Mundial por danos morais. Freitas queria R$ 80 mil de indenização, mas a punição estabelecida foi de R$ 5.000.
O processo não cabe mais recurso.
Últimas notícias

PF e PM descobrem fábrica clandestina de fuzis em SP

PM faz abordagens e apreende arma, drogas e dinheiro em Penedo e Igreja Nova

PF deixa cela pronta para eventual prisão de Bolsonaro

PL de combate ao feminicídio articula ações na assistência e educação em Maceió

Após derrota, governo vai trabalhar para blindar Lula e evitar ‘circo’ em CPMI do INSS

Perito explica atuação do Instituto de Criminalística na Operação contra a pornografia infantil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
