Filipino de 50 anos acumula 20 mil brinquedos de fast-food
No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes analisou o comportamento obsessivo que pode se manifestar em colecionadores

Na edição desta sexta-feira (30) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes analisou o comportamento obsessivo que pode se manifestar em colecionadores.
Nas Filipinas, um homem coleciona desde pequeno brinquedos de brindes de restaurantes fast-food. Aos 50 anos, ele já acumulou cerca de 20 mil brinquedos e diz que sonha fazer uma exposição para que as pessoas revisitem as memórias da infância.
"Especialistas gostam de colecionar coisas que são raras ou especiais, então, tem o indivíduo que gosta de colecionar selo, chaveiros..., mas também existe o padrão de ficar coletando de forma não organizada e, muitas vezes, gerando sofrimento. Pessoas com diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por exemplo, podem assumir essa postura", explicou o médico.
Gomes também explicou as alterações cerebrais que acontecem em pessoas diagnosticadas com TOC. "Nós temos o córtex pré-frontal e o tálamo funcionando de maneira diferente. A pessoa quase que tem aquela compulsão por guardar, ela se sente realmente angustiada e tem um mal-estar interno."
O caso do filipino, no entanto, é diferente. "Quando percebemos um cuidado e uma organização, eu diria que de fato ele é um colecionador, um bem diferente, mas é. Se coleciona objetos que de fato são raros e diferentes, tudo bem. Mas a pessoa que coleciona a mesma coisa em grande quantidade e muitas vezes não cuidam dos objetos, deixa eles largados, não tem critério de organização, mostra que o sofrimento implícito que tem dentro da mente dessa pessoa configura um distúrbio."
Últimas notícias

Diretora da Band defende jornalista que empurrou repórter ao vivo

Vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
