[Vídeo] Idoso é orientado a buscar colírio para glaucoma em dia que Ceaf fecha para balanço em Arapiraca
Manoel Fernando caminhou da zona rural até órgãos e encontrou portões fechados: “já me fizeram de palhaço”
Além de parte dos colírios utilizados para o tratamento de glaucoma estarem em falta há meses no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), os pacientes de Arapiraca lidam ainda com informações equivocadas. Na manhã desta sexta-feira (30), um idoso caminhou do sítio Fernandes, na zona rural do município, até a sede do órgão para buscar os colírios conforme havia sido orientado pelos funcionários que trabalham dispensação dos medicamentos, mas ao chegar no local, encontrou os portões fechados e o aviso de que o atendimento só será retomado na segunda-feira, 03 de maio.
Em vídeo, Manoel Fernando afirma que esta foi a terceira vez que se deslocou de casa até o Ceaf para buscar os colírios e retorna para casa de mãos vazias. Ele relata que, no mês de março, pediram para que ele retornasse em abril e, no último dia 1°, pediram para que ele retornasse no dia 30 de abril. “Já me fizeram de palhaço”, declarou, revoltado.
Além do idoso, outros pacientes com glaucoma também foram buscar informações sobre quando os colírios Brimonidina e Timolol estarão disponíveis, mas diferente de Manoel Fernando, não tinham recebido orientação de ir ao Ceaf exatamente no dia em que não há atendimento ao público.
“É uma falta de respeito fazer um idoso caminhar tanto para nada. Depois eu ofereci para deixá-lo em casa, mas ele não aceitou porque tem medo de andar de moto. Ele falou que ou iria fazer o caminho todo de volta a pé de novo, ou andaria até o Coringa, que é onde passa o ônibus para o sítio Fernandes”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que informou que o processo emergencial para aquisição dos colírios para glaucoma em falta no Ceaf estão em fase de conclusão, conforme a nota abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
FORNECIMENTO DO COLÍRIO PARA GLAUCOMA
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESAU) ESCLARECE QUE ESTÁ REALIZANDO UM PROCESSO DE COMPRA EMERGENCIAL PARA ADQUIRIR TRÊS DOS SETE COLÍRIOS PARA GLAUCOMA QUE ESTÃO EM FALTA. RESSALTA QUE O PROCESSO ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO E, TÃO LOGO A ORDEM DE SERVIÇO SEJA ASSINADA E OS FORNECEDORES ENTREGUEM OS MEDICAMENTOS, O COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CEAF) VOLTARÁ A DISPENSÁ-LOS AOS USUÁRIOS CADASTRADOS E TAMBÉM IRÁ DISTRIBUIR PARA AS FARMÁCIAS REGIONAIS.
Acerca do fechamento do Ceaf de Arapiraca, Sesau explicou que a unidade é descentralizada e que, apesar de a responsabilidade pelo envio dos medicamentos ser do Estado, o gerenciamento e os funcionários são da prefeitura de Arapiraca.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca. Eles informaram que, no último dia útil de cada mês, o atendimento ao público no Ceaf é suspenso para que os funcionários façam um balanço dos medicamentos dispensados naquele mês e alimentem o sistema do Ministério da Saúde. A unidade teria distribuído no início do ano, aos usuários, um calendário com os dias em que o atendimento é suspenso para balanço.