Covid -19

Veterinário cobra cumprimento de plano de imunização para a categoria em Arapiraca

Segundo Fausto Barbosa, profissionais que atuam na veterinária em outros municípios alagoanos já foram vacinados

Por 7Segundos 19/05/2021 17h05 - Atualizado em 19/05/2021 17h05
Veterinário cobra cumprimento de plano de imunização para a categoria em Arapiraca
Fausto Barbosa reivindica vacina contra Covid-19 para médicos veterinários de Arapiraca - Foto: cortesia

Médicos veterinários de Arapiraca reivindicam a inclusão da classe nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Apesar de serem enquadrados como profissionais da saúde, assim como os auxiliares e técnicos que trabalham em clínicas veterinárias, eles têm a vacinação recusada pela prefeitura de Arapiraca.

“Nós somos profissionais da saúde e nosso trabalho se enquadra como serviço essencial. Nós não paramos de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia e estamos incluídos entre os trabalhadores da saúde destacados no Plano Nacional de Imunização. Mas aqui em Arapiraca esse direito não foi garantido”, afirma o médico veterinário Fausto Barbosa dos Santos Neto.

Ele afirma que em outros municípios alagoanos os profissionais da saúde veterinária já foram vacinados. Ele cita Maceió, Batalha e Palmeira dos Índios como exemplo, porque ele conhece médicos veterinários que receberam a imunização nessas cidades.

A reivindicação da categoria ganhou o apoio do vereador dr. Fábio,
que usou a tribuna na Câmara Municipal de Arapiraca na sessão da noite de terça-feira (18) para afirmar que o Legislativo irá encaminhar ofício para que a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis da prefeitura de Arapiraca dê explicações a respeito dos critérios adotados para definir as categorias inseridas nos grupos prioritários da imunização.

Quando a prefeitura de Arapiraca anunciou que, a partir da última terça-feira, a vacinação para profissionais da saúde estava estendida a todos os maiores de 18 anos, Fausto Neto e outros veterinários pensaram ter sido incluídos na campanha. 

“Eu e outros colegas fomos para os pontos de vacinação, levando todos os documentos exigidos e comprovando a atuação no município. Mas quando chegamos lá, deram a desculpa de que houve um erro de digitação na postagem feita nas redes sociais e que a nossa classe não estava inclusa nesta etapa da campanha. Depois percebemos que a postagem foi apagada e substituída por outra, em que os profissionais da saúde não são mencionados”, ressaltou.

Antes disso, a categoria já vinha buscando providências para garantir a inclusão no grupo prioritário dos profissionais da Saúde. Os médicos veterinários de Arapiraca acionaram o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que encaminhou ofício à prefeitura de Arapiraca solicitando a imunização para aproximadamente 80 profissionais que moram e trabalham no município. Até o momento, segundo ele, a entidade não recebeu qualquer resposta.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, que informou que os médicos veterinários se enquadram na categoria de profissionais da saúde autônomos, como nutricionistas e psicólogos, que ainda não foram incluídos na campanha de vacinação prioritária, conforme a nota encaminhada abaixo:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os profissionais de saúde autônomos ainda não estão sendo vacinados contra a Covid-19, independente da área de atuação.

Estão sendo imunizados em Arapiraca os profissionais de saúde que atuam em serviços e clínicas de saúde humana, laboratórios de análises clínicas, farmácias e agentes funerários, desde que o estabelecimento informe ao Município lista com o nome e função de cada colaborador.

A prefeitura ratifica que, nos próximos dias, os profissionais de saúde autônomos serão imunizados, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.