Veterinário cobra cumprimento de plano de imunização para a categoria em Arapiraca
Segundo Fausto Barbosa, profissionais que atuam na veterinária em outros municípios alagoanos já foram vacinados
Médicos veterinários de Arapiraca reivindicam a inclusão da classe nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Apesar de serem enquadrados como profissionais da saúde, assim como os auxiliares e técnicos que trabalham em clínicas veterinárias, eles têm a vacinação recusada pela prefeitura de Arapiraca.
“Nós somos profissionais da saúde e nosso trabalho se enquadra como serviço essencial. Nós não paramos de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia e estamos incluídos entre os trabalhadores da saúde destacados no Plano Nacional de Imunização. Mas aqui em Arapiraca esse direito não foi garantido”, afirma o médico veterinário Fausto Barbosa dos Santos Neto.
Ele afirma que em outros municípios alagoanos os profissionais da saúde veterinária já foram vacinados. Ele cita Maceió, Batalha e Palmeira dos Índios como exemplo, porque ele conhece médicos veterinários que receberam a imunização nessas cidades.
A reivindicação da categoria ganhou o apoio do vereador dr. Fábio, que usou a tribuna na Câmara Municipal de Arapiraca na sessão da noite de terça-feira (18) para afirmar que o Legislativo irá encaminhar ofício para que a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis da prefeitura de Arapiraca dê explicações a respeito dos critérios adotados para definir as categorias inseridas nos grupos prioritários da imunização.
Quando a prefeitura de Arapiraca anunciou que, a partir da última terça-feira, a vacinação para profissionais da saúde estava estendida a todos os maiores de 18 anos, Fausto Neto e outros veterinários pensaram ter sido incluídos na campanha.
“Eu e outros colegas fomos para os pontos de vacinação, levando todos os documentos exigidos e comprovando a atuação no município. Mas quando chegamos lá, deram a desculpa de que houve um erro de digitação na postagem feita nas redes sociais e que a nossa classe não estava inclusa nesta etapa da campanha. Depois percebemos que a postagem foi apagada e substituída por outra, em que os profissionais da saúde não são mencionados”, ressaltou.
Antes disso, a categoria já vinha buscando providências para garantir a inclusão no grupo prioritário dos profissionais da Saúde. Os médicos veterinários de Arapiraca acionaram o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que encaminhou ofício à prefeitura de Arapiraca solicitando a imunização para aproximadamente 80 profissionais que moram e trabalham no município. Até o momento, segundo ele, a entidade não recebeu qualquer resposta.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, que informou que os médicos veterinários se enquadram na categoria de profissionais da saúde autônomos, como nutricionistas e psicólogos, que ainda não foram incluídos na campanha de vacinação prioritária, conforme a nota encaminhada abaixo:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os profissionais de saúde autônomos ainda não estão sendo vacinados contra a Covid-19, independente da área de atuação.
Estão sendo imunizados em Arapiraca os profissionais de saúde que atuam em serviços e clínicas de saúde humana, laboratórios de análises clínicas, farmácias e agentes funerários, desde que o estabelecimento informe ao Município lista com o nome e função de cada colaborador.
A prefeitura ratifica que, nos próximos dias, os profissionais de saúde autônomos serão imunizados, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
