Vereador Túlio Freire sugere implantação de Assistência Psicopedagógica na Rede Municipal de Ensino
O objetivo é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem tendo como enfoque o educando e as instituições de Educação Infanti
Por meio de um Projeto de Lei (PL), apresentado na Câmara de Arapiraca, o vereador Túlio Freire (PP), sugeriu a implantação de assistência psicopedagógica em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
A justificativa, ele ressalta que o objetivo é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, tendo como enfoque o educando e as instituições de Educação Infantil, assim como o Ensino Fundamental.
Na proposta, a assistência psicopedagógica deverá ser prestada por profissional habilitado e ocorrer nas dependências da instituição de ensino durante o período escolar. Será composta pelos seguintes profissionais, professor psicopedagogo, assistente social e psicólogo.
O vereador cita no PL que o foco maior das aulas de assistência é a aprendizagem de todos os alunos. Uma ação que deve consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiencias culturais e sociais dos estudantes, contribuindo para superação das dificuldades da aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida.
Dessa forma, o reforço não se restringe aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
“A Assistência Psicopedagógica tem o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber. Com ações técnicas e pedagógicas que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos”, observou Túlio.
O parlamentar lembra ainda que a assistência psicopedagógica visa melhor desempenho escolar, mediante diagnóstico, intervenção e prevenção. “Os profissionais dessa área são categóricos em afirmar as muitas transformações através de situações familiares, sociais e pessoais, que acabam afetando e acumulando fatores que podem ser prejudiciais à criança e o pré-adolescente como a perda de um ente querido, violência doméstica ou abuso sexual", concluiu.
A Assistência Psicopedagógica na Educação Infantil
Desenvolve o raciocínio lógico através de jogos e brincadeiras lúdicas com a finalidade de um entendimento mais prazeroso.
Brincando, o aluno constrói significado, com o objetivo de assimilar os papéis sociais, o entendimento das relações afetivas e a construção do conhecimento.