Renan Filho participa de reunião com governadores do NE para distribuir vacina russa
A Sputinik V foi aprovada nesta sexta (04) pela Anvisa
Governadores do Nordeste e da Amazônia Legal se reuniram hoje para debater a distribuição da vacina russa Sputnik V, aprovada ontem para importação e uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O grupo já garantiu a compra de 10 milhões de doses, mas ainda há condições estabelecidas pela agência.
Além do governador de Alagoas, participaram do encontro virtual os governadores Camilo Santana (PT-CE), Flávio Dino (PCdoB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PT-PB), Mauro Mendes (DEM-MT), Rui Costa (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI). Eles combinaram os detalhes da aquisição pelo Fundo Soberano Russo.
"Reiteremos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome das nossas causas principais: vida e saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego", declararam os consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal, em carta conjunta após a reunião.
As vacinas Sputnik V e Covaxin, da Índia, foram aprovadas para importação e uso ontem pela Anvisa com ressalvas. A agência argumentou que os dois imunizantes preenchiam os pré-requisitos básicos para permissão de importação, mas ainda faltavam documentos a serem apresentados.
"A aprovação da vacina Sputnik pela Anvisa foi importante porque é mais um passo necessário no sentido de ampliarmos a quantidade de vacinas. Já estamos vacinando com a Coronavac, a AstraZeneca e, mais recentemente, com imunizantes da Pfizer. Nos próximos dias, chegarão vacinas novas da Janssen e, se estas forem adicionadas às vacinas Sputnik - agora com a aprovação da Anvisa - a gente terá condição de imunizar o nosso povo o quanto antes", declarou Renan Filho, após a reunião.
"Algumas condições foram estabelecidas e nós estamos verificando como cumpri-las, porque elas dependem de cumprimento por parte dos estados e dos desenvolvedores da vacina na Rússia", afirmou o governador de Alagoas ao UOL.
Com as novas exigências, os representantes dos consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal farão uma nova reunião com o fundo russo para avaliar os documentos faltantes para o pedido emergencial.
"A compra está garantida. Tem, inclusive, cronograma para distribuição, que prevê a entrega de 10 milhões de doses já agora em junho, mas, como a aprovação da Anvisa veio com algumas condicionantes, vamos ter de alterar os contratos que já fizemos", declarou Renan.
"Nesta reunião, os governadores conversaram sobre os próximos passos , fazendo a execução desses contratos e, com isso, possamos fortalecer o principal nesse instante: a campanha pela superação do coronavírus", declarou Flávio Dino, em vídeo postado nas redes sociais.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
