Renan Filho participa de reunião com governadores do NE para distribuir vacina russa
A Sputinik V foi aprovada nesta sexta (04) pela Anvisa

Governadores do Nordeste e da Amazônia Legal se reuniram hoje para debater a distribuição da vacina russa Sputnik V, aprovada ontem para importação e uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O grupo já garantiu a compra de 10 milhões de doses, mas ainda há condições estabelecidas pela agência.
Além do governador de Alagoas, participaram do encontro virtual os governadores Camilo Santana (PT-CE), Flávio Dino (PCdoB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PT-PB), Mauro Mendes (DEM-MT), Rui Costa (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI). Eles combinaram os detalhes da aquisição pelo Fundo Soberano Russo.
"Reiteremos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome das nossas causas principais: vida e saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego", declararam os consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal, em carta conjunta após a reunião.
As vacinas Sputnik V e Covaxin, da Índia, foram aprovadas para importação e uso ontem pela Anvisa com ressalvas. A agência argumentou que os dois imunizantes preenchiam os pré-requisitos básicos para permissão de importação, mas ainda faltavam documentos a serem apresentados.
"A aprovação da vacina Sputnik pela Anvisa foi importante porque é mais um passo necessário no sentido de ampliarmos a quantidade de vacinas. Já estamos vacinando com a Coronavac, a AstraZeneca e, mais recentemente, com imunizantes da Pfizer. Nos próximos dias, chegarão vacinas novas da Janssen e, se estas forem adicionadas às vacinas Sputnik - agora com a aprovação da Anvisa - a gente terá condição de imunizar o nosso povo o quanto antes", declarou Renan Filho, após a reunião.
"Algumas condições foram estabelecidas e nós estamos verificando como cumpri-las, porque elas dependem de cumprimento por parte dos estados e dos desenvolvedores da vacina na Rússia", afirmou o governador de Alagoas ao UOL.
Com as novas exigências, os representantes dos consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal farão uma nova reunião com o fundo russo para avaliar os documentos faltantes para o pedido emergencial.
"A compra está garantida. Tem, inclusive, cronograma para distribuição, que prevê a entrega de 10 milhões de doses já agora em junho, mas, como a aprovação da Anvisa veio com algumas condicionantes, vamos ter de alterar os contratos que já fizemos", declarou Renan.
"Nesta reunião, os governadores conversaram sobre os próximos passos , fazendo a execução desses contratos e, com isso, possamos fortalecer o principal nesse instante: a campanha pela superação do coronavírus", declarou Flávio Dino, em vídeo postado nas redes sociais.
Últimas notícias

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Lula diz que vai a enterro de Mujica: ‘Espera que a carne se vá, mas as ideias fiquem’

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
