Relações amorosas: falta de diálogo é um dos principais conflitos entre casais, segundo psicóloga
A falta de diálogo acertivo pode fragilizar o relacionamento entre o casal
Enquanto muitos idosos aproveitaram o Dia dos Namorados para celebrar a longevidade de seus casamentos - como Dona Maria e Seu Sebastião, que estão há 58 anos juntos - atualmente a maioria dos relacionamentos parecem ter prazo de validade. No Brasil, o casamento civil dura uma média de 13,8 anos, conforme estudo feito pelo IBGE em 2019. A partir da pandemia houve uma queda de 0,5% no número de divórcios no país, já o número de casamentos caiu 2,7%, conforme levantamento.
Os conflitos que levam ao rompimento das relações amorosas têm vários motivos, um deles surge porque com grande frequência, os parceiros idealizam o outro, aquele modelo de perfeição que não existe. Quando a fase da paixão passa, e começa a enxergar os defeitos, os conflitos tendem a ficar mais recorrentes.
Há também os casais que enxergam as diferenças e as imperfeições do parceiro (a) mas acreditam fielmente que quando casar vai mudar. Mas a tendência é exatamente o contrário- na maioria dos casos os padrões comportamentais ficam mais evidentes.
Mas nem tudo está perdido. Há esperança no fim do túnel! E antes que esses conflitos terminem em divórcio e necessário aplicar a estratégica ideal para buscar o equilíbrio dessa relação.
Para entender como funcionam essas estratégias, o Portal 7Segundos entrevistou a psicóloga comportamental e especialista em relacionamento amoroso Valdenice Guimarães para entender como essas estratégias funcionam.
A terapeuta de casais afirma que o o desentendimento nas relações afetivas pode ocorrer por vários fatores, dentre eles, a Comunicação Inassertiva.
Valdenice Guimarães explica que a inassertividade é quando o diálogo que existe entre o casal é baseado em críticas, desvalorização, apontar os defeitos.

"Os casais precisam relembrar os tempos do namoro, onde eram ditas palavras amorosas, o ato de presentear, o beijo ardente, e o sexo com mais paixão", aponta a terapeuta.
A terapeuta afirma que quando duas pessoas decidem compartilhar uma vida em comum é fundamental que se faça um planejamento de vida para que os dois sigam com o mesmo objetivo.
"O amor por si só não sustenta uma relação. Você pode até amar a outra pessoa mas se você não respeita, não transmite confiança, não entende o outro, essa relação está fragilizada e não vai se sustentar", afirma.
A terapeuta diz que muitos casais chegam ao consultório prestes a assinar o divórcio, mas na maioria dos casos, essa situação é revertida. Nas sessões de terapia o casal começa a entender que não é a falta de amor que está destruindo a relação dos dois.
Tem caso que a individualidade de cada um na relação não é respeitada e isso pode gerar um problema. É preciso que cada um conheça o outro e entre num consenso para não fragilizar a relação.
"A fase mais fácil de um relacionamento é a conquista. A mais difícil e a manutenção dessa relação, a qualidade de tempo que a pessoa dedica para fazer o outro feliz. Amor é uma construção diária", finaliza Valdenice Guimarães.
Mais informações sobre esse tema e outros relacionados ao comportamento humano pode entrar em contato com a psicóloga Valdenice Guimarães na Clínica Climeo localizada à Rua Fernandes Lima, 321 C - primeiro andar, sala 10, em frente a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
