Política

Decisão sobre data de eleição em Campo Grande é adiada para a próxima semana

Sessão do pleno do TRE que aconteceria na tarde desta quarta, foi adiada para o dia 28

Por 7Segundos 23/06/2021 12h12
Decisão sobre data de eleição em Campo Grande é adiada para a próxima semana
Prefeitura de Campo Grande, no Agreste alagoano - Foto: Reprodução

A definição sobre a data da eleição suplementar no município de Campo Grande, que era aguardada para esta quarta-feira (23), foi adiada por uma semana. A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicou que a sessão do pleno que estava marcada para o período da tarde foi desmarcada pelos desembargadores eleitorais e só deve acontecer no próximo dia 28 de junho.

Além de definir a data da eleição para a prefeitura do município agrestino, o pleno do TRE vai decidir também se o processo eleitoral será retomado da etapa onde foi paralisado - em março deste ano - decidindo se as candidaturas já registradas serão mantidas, ou se volta ao início do processo, abrindo um novo prazo para registro de candidaturas.

A eleição complementar de Campo Grande, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, foi decidida pela Justiça Eleitoral após a cassação da chapa encabeçada pelo ex-prefeito Arnaldo Higino, que obteve 51,4% dos votos válidos no pleito que aconteceu em novembro de 2020. Higino foi considerado inelegível por revezamento na disputa pelas prefeituras vizinhas de Campo Grande e Olho d'Água Grande, por ele e por sua esposa, Suzy Higino, e também por ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

Devido a cassação da chapa, a vereadora eleita como presidente da Câmara, Josefa Barbosa, assume interinamente a função de prefeita do município, até que os novos prefeito e vice sejam empossados.

No início de 2021, o TRE determinou que a eleição suplementar ocorreria no dia 11 de abril. Novas candidaturas foram apresentadas e as chapas começaram a fazer a propaganda eleitoral no dia 05 de março, mas uma semana depois, os desembargadores decidiram suspender o processo eleitoral no município, atendendo pedido do juiz e do promotor eleitorais do município e ainda da Almagis, uma vez que o Estado - naquele período - estava na fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado e as atividades de campanha eleitoral poderiam contribuir para a disseminação do coronavírus.