Artista de Belém é chamada para expor no Museu do Louvre, em Paris
Beatriz Paiva conta com apoiadores para chegar à capital francesa, onde deve expor suas obras de arte sobre afetividade e cotidiano
Beatriz Paiva, de 25 anos, é artista visual paraense, moradora de Belém, lésbica e foi convidada para expor no Museu do Louvre, em Paris, no ano que vem. Sem condições financeiras, ela iniciou uma campanha de arrecadação pela internet para custear a viagem. A campanha ainda está longe da meta e obteve 27 apoiadores, até esta segunda-feira (28), quando foi comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
A artista conta que pesquisa sobre a relação da arte com a cidade, afetividade, o corpo afetivo da mulher preta e "lesbianidade". Nas obras, ela retrata o cotidiano, a rua e as relações afetivas.
Na publicação da campanha, ela relata sobre a dificuldade para conseguir resposta de museus e galerias no Brasil e que, por isso, nunca esperava um convite como este. "Ainda é surreal, mas é a realidade", diz.
"A questão é que minha família não é rica para bancar essa viagem, e eu, muito menos. Por isso criei uma vaquinha online para que eu possa arrecadar dinheiro para esse momento realmente acontecer. Óbvio que se é pra ter obra minha no museu mais importante do mundo, eu quero estar lá pra ver bem de perto!!"
Sobre as obras, ela relata que fazem parte do processo de experimentação que tem feito desde 2020. Uma das peças é sobre o tio, Mário Puska, que é mestre de carimbó em Curuçá, município do nordeste do Pará, distante 139 quilômetros de Belém. Outra, traz o avô, Sérgio Moraes, que foi jogador do clube do Remo. Também há uma obra sobre o primo, Milton Jaime, que, segundo ela, já foi vítima de racismo.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
