Covid -19

Em Teotonio, ministro da Saúde afirma que Brasil já tem autonomia para produção de vacina

Queiroga destacou também diálogo com o deputado Arthur Lira

Por 7Segundos 01/07/2021 17h05
Em Teotonio, ministro da Saúde afirma que Brasil já tem autonomia para produção de vacina
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou com a imprensa ao chegar em Teotonio Vilela - Foto: Cortesia

Durante agenda no município de Teotonio Vilela, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil já tem autonomia para produção própria de vacina contra a Covid-19, nem necessidade de aquisição de insumos estrangeiros.

"A principal aposta deste governo foi a encomenda que resultou na transferência de tecnologia entre a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz. Nós já temos capacidade de produzir vacina com o IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] nacional. Isso representa a autonomia do Brasil na produção de vacinas, sem a necessidade de insumos vindos do exterior. A aposta do governo é essa vacina muito segura, eficaz e efetiva", declarou o ministro.

Durante a visita a Alagoas nesta quinta-feira (1º)
, o ministro Marcelo Queiroga passou a tarde no município de Teotonio Vilela. A primeira parada foi no Posto de Vacinação Central do município, onde ele aplicou a vacina contra a Covid-19 em dois moradores. Em seguida, ele foi até a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ao Centro Especializado em Reabilitação e, por último, visitou o Espaço Vida.

Ao falar com a imprensa local, mais uma vez o ministro declarou que a meta do governo federal é de vacinar com as duas doses toda a população acima de 18 anos. Além da aquisição da tecnologia AstraZeneca, ele falou também da compra de vacinas importadas. "Nós já temos mais de 360 milhões de doses contratadas. Só com a Pfizer são 200 milhões de doses: 100 milhões que serão entregues até setembro e o restante até dezembro", ressaltou.

Marcelo Queiroga também enfatizou a aproximação que tem com o deputado Arthur Lira, e com o pai dele, Benedito de Lira. O ministro da Saúde relatou ter ouvido de Biu de Lira, que atualmente é prefeito da Barra de São Miguel, a história do município de Teotonio Vilela, que no passado era conhecido pela alta taxa de mortalidade infantil, que foi superada devido a medidas de saneamento básico.

"Também tenho dialogado muito com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. E aqui destaco o esforço Câmara tem feito para ajudar o Brasil nesse momento de dificuldade sanitária com a realização de audiências públicas, a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid, as leis que permitiram mais agilidade na compra de insumos. Nós temos que trabalhar juntos contra nosso único inimigo que é o vírus", declarou.

Em outro momento da coletiva, o ministro voltou a falar da proximidade com o deputado: "Estamos trabalhando junto ao Congresso Nacional e junto ao deputado Arthur Lira para que possamos, em 2022, construir uma peça orçamentária para que tenhamos os recursos suficientes para atender aqueles que tem as chamadas síndromes pós-Covid e as doenças prevalentes que já espreitam a Saúde pública brasileira", reiterou.