Tereza Nelma lança Observatório Nacional da Mulher na Política em Brasília
Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados destaca que o mecanismo vai investigar os abusos sofridos por mulheres na política

A deputada federal Tereza Nelma, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, lançou em Brasília o Observatório da Mulher na Política, o maior mecanismo de investigação e monitoramento da atuação da mulher na política.
O observatório estará centralizado na Câmara dos Deputados, mas terá núcleos estaduais instalados nas Assembleias Legislativas, além de parceria com instituições de pesquisa e participação de pesquisadoras de diferentes universidades brasileiras.
“O Observatório representa muito para a transformação da política no país. É inaceitável que tantas mulheres sejam ameaçadas, ridicularizadas e agredidas em ambientes políticos”, destacou Tereza. A parlamentar citou algumas situações atuais vivenciadas por mulheres políticas como a ex-deputada Manuela D’Avila, que foi ameaçada de morte e sua filha de 5 anos ameaçada de estupro, assim com a prefeita de Cachoeira, Eliana de Jesus que vem sofrendo ameaças desde a campanha e a vereadora de Maceió, Teca Nelma, recentemente censurada por um colega na Câmara.
Durante o lançamento, as deputadas comentaram a importância da ferramenta para tomar conhecimento de como vem sendo a atuação das mulheres na política. As deputadas federais Rosa Neide (PT-MT) e Lídice da Mata (PCdoB-BA) comentaram o ocorrido em Alagoas com a vereadora Teca Nelma atacada no último dia 23 na Câmara Municipal por ter classificado as ações do governo no combate à pandemia de “genocida”. “Quando as mulheres erguem a cabeça normalmente elas são apedrejadas, porque se estiver de cabeça baixa a pedra vai desviar. É por isso que Teca foi atingida porque ela levantou a cabeça, corajosa, determinada e assim vai continuar sendo como tantas outras mulheres”, disse Rosa Neide.
A deputada Lídice da Mata ressaltou que há um ambiente de dificuldade para as mulheres dentro do Congresso Nacional. “Não é à toa que cresceu a participação da mulher mas junto veio a chama violência política de gênero. Diante disso me solidarizo com a vereadora Teca Nelma e a todas as mulheres que vem sofrendo violência pelo exercício dos seus mandatos”, ressaltou a parlamentar.
Últimas notícias

São Miguel dos Milagres celebra 65 anos de Emancipação Política

Motociclista morre após cair da moto e ser atropelada por caminhão; vítima estaria grávida

Clube do Servidor de Arapiraca recebe jogos de handebol e futebol neste domingo (8)

Loja Rica de Marré é reinaugurada em novo endereço no Centro de Arapiraca

VI Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente mobiliza rede de ensino em Arapiraca

Cerca de 33 toneladas de alimentos irregulares são flagrados pela Sefaz em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
