Tereza Nelma lança Observatório Nacional da Mulher na Política em Brasília
Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados destaca que o mecanismo vai investigar os abusos sofridos por mulheres na política
A deputada federal Tereza Nelma, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, lançou em Brasília o Observatório da Mulher na Política, o maior mecanismo de investigação e monitoramento da atuação da mulher na política.
O observatório estará centralizado na Câmara dos Deputados, mas terá núcleos estaduais instalados nas Assembleias Legislativas, além de parceria com instituições de pesquisa e participação de pesquisadoras de diferentes universidades brasileiras.
“O Observatório representa muito para a transformação da política no país. É inaceitável que tantas mulheres sejam ameaçadas, ridicularizadas e agredidas em ambientes políticos”, destacou Tereza. A parlamentar citou algumas situações atuais vivenciadas por mulheres políticas como a ex-deputada Manuela D’Avila, que foi ameaçada de morte e sua filha de 5 anos ameaçada de estupro, assim com a prefeita de Cachoeira, Eliana de Jesus que vem sofrendo ameaças desde a campanha e a vereadora de Maceió, Teca Nelma, recentemente censurada por um colega na Câmara.
Durante o lançamento, as deputadas comentaram a importância da ferramenta para tomar conhecimento de como vem sendo a atuação das mulheres na política. As deputadas federais Rosa Neide (PT-MT) e Lídice da Mata (PCdoB-BA) comentaram o ocorrido em Alagoas com a vereadora Teca Nelma atacada no último dia 23 na Câmara Municipal por ter classificado as ações do governo no combate à pandemia de “genocida”. “Quando as mulheres erguem a cabeça normalmente elas são apedrejadas, porque se estiver de cabeça baixa a pedra vai desviar. É por isso que Teca foi atingida porque ela levantou a cabeça, corajosa, determinada e assim vai continuar sendo como tantas outras mulheres”, disse Rosa Neide.
A deputada Lídice da Mata ressaltou que há um ambiente de dificuldade para as mulheres dentro do Congresso Nacional. “Não é à toa que cresceu a participação da mulher mas junto veio a chama violência política de gênero. Diante disso me solidarizo com a vereadora Teca Nelma e a todas as mulheres que vem sofrendo violência pelo exercício dos seus mandatos”, ressaltou a parlamentar.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
