Política

Tereza Nelma lança Observatório Nacional da Mulher na Política em Brasília

Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados destaca que o mecanismo vai investigar os abusos sofridos por mulheres na política

Por 7Segundos com Assessoria 01/07/2021 19h07 - Atualizado em 01/07/2021 20h08
Tereza Nelma lança Observatório Nacional da Mulher na Política em Brasília
Tereza Nelma - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, lançou em Brasília o Observatório da Mulher na Política, o maior mecanismo de investigação e monitoramento da atuação da mulher na política.

O observatório estará centralizado na Câmara dos Deputados, mas terá núcleos estaduais instalados nas Assembleias Legislativas, além de parceria com instituições de pesquisa e participação de pesquisadoras de diferentes universidades brasileiras.

“O Observatório representa muito para a transformação da política no país. É inaceitável que tantas mulheres sejam ameaçadas, ridicularizadas e agredidas em ambientes políticos”, destacou Tereza. A parlamentar citou algumas situações atuais vivenciadas por mulheres políticas como a ex-deputada Manuela D’Avila, que foi ameaçada de morte e sua filha de 5 anos ameaçada de estupro, assim com a prefeita de Cachoeira, Eliana de Jesus que vem sofrendo ameaças desde a campanha e a vereadora de Maceió, Teca Nelma, recentemente censurada por um colega na Câmara.

Durante o lançamento, as deputadas comentaram a importância da ferramenta para tomar conhecimento de como vem sendo a atuação das mulheres na política. As deputadas federais Rosa Neide (PT-MT) e Lídice da Mata (PCdoB-BA) comentaram o ocorrido em Alagoas com a vereadora Teca Nelma atacada no último dia 23 na Câmara Municipal por ter classificado as ações do governo no combate à pandemia de “genocida”. “Quando as mulheres erguem a cabeça normalmente elas são apedrejadas, porque se estiver de cabeça baixa a pedra vai desviar. É por isso que Teca foi atingida porque ela levantou a cabeça, corajosa, determinada e assim vai continuar sendo como tantas outras mulheres”, disse Rosa Neide.

A deputada Lídice da Mata ressaltou que há um ambiente de dificuldade para as mulheres dentro do Congresso Nacional. “Não é à toa que cresceu a participação da mulher mas junto veio a chama violência política de gênero. Diante disso me solidarizo com a vereadora Teca Nelma e a todas as mulheres que vem sofrendo violência pelo exercício dos seus mandatos”, ressaltou a parlamentar.