Comunidade

[Vídeo] Após o susto, família comemora recuperação de Heloá e agradece ação rápida de policiais militares

Recém-nascida, que transformou policiais militares em heróis, passou o dia cercada pela família

Por Fábio Lopes/7Segundos 02/07/2021 17h05 - Atualizado em 02/07/2021 17h05
[Vídeo] Após o susto, família comemora recuperação de Heloá e agradece ação rápida de policiais militares
Família da recém-nascida Heloá, que tomou um susto por a menina ter se engasgado durante a amamentação - Foto: 7 Segundos

Um dia após o grande susto, os pais de primeira viagem cercam a pequena Heloá Pyetra de Souza, que nesta sexta (02) completa 18 dias de nascida, de atenção e carinho. Na noite de quinta, 1º de julho, ela se engasgou enquanto era amamentada pela mãe, Michelly de Almeida Barbosa, de 26 anos.

O desespero dela e da avó da criança, Regina Conceição de Almeida, 45, que chegou à casa em seguida. Ela conta que tentou socorrer a menina, que já estava com os lábios roxos e ficando sem respiração. Ela acolheu a pequena nos braços, fez massagem, mas parecia ser em vão. E então, elas pediram a ajuda dos vizinhos para levarem a menina para o hospital.


Neste momento o pai, Alvair Castro Souza, de 26 anos, havia saído do trabalho no início da noite e voltando para casa com um certo pressentimento. Segundo ele, a moto apresentou uma falha mecânica, antes nunca acontecido. Ele estranhou. Mas deixou pra lá.

Quando ele chegou à residência, soube que a filha teria sido levada para o hospital por ter se engasgado com o leite materno e foi às pressas ao encontro da filha e da mulher, que a essa hora já estavam no Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Ajuda dos militares


Michelly relembra os momentos de desespero, em que segurava a pequena Heloá desfalecida em seus braços. “Pedimos ajuda ao vizinho, que têm um mercadinho aqui, entramos no carro dele e fomos para o hospital. Nas proximidades da rotatória do Grupo Coringa, vimos uma viatura da PM e paramos os policiais, que fizeram os primeiros procedimentos e desengasgaram a minha filha”, relembrou a mãe emocionada.


Foram os policiais do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), do 3º Batalhão da Polícia Militar, que estavam em rondas pela região da AL-115, que se depararam com a inusitada situação. O cabo Neto pegou a bebê de bruços, colocou em um dos braços e efetuou compressões nas costas dela, desobstruindo o canal do sistema respiratório da recém-nascida. Os primeiros-socorros tiveram a ajuda do cabo Gicélio e do soldado Adelson.

Com a menina já respirando, os policiais acompanharam a mãe até o Hospital de Emergência do Agreste, onde a bebê recebeu atendimento médico. Ao chegar ao hospital, o pai Alvair já recebeu a notícia de que a filha já estava bem.

“Se não fossem eles a minha filha não teria resistido e poderia ter morrido, graças a Deus ela foi salva pelos primeiros procedimentos que os policiais fizeram”, agradeceu Alvair Souza.

A avó coruja, Regina Almeida, completou: “Primeiramente Deus, mas os policiais salvaram a minha netinha”, relatou.



Final feliz


Em casa, a família não deixa Heloá nem mais um minuto sequer sozinha. A felicidade é tão grande que ao falar sobre o momento de angústia que todos passaram, na noite de quinta-feira, só agradecem a Deus pela sobrevivência da primeira filhinha do casal.

“A emoção é muito grande e temos um amor demais por esta menina. Ela foi feita com muito amor e vamos fazer de tudo para que nada de mal aconteça com a nossa filha”, disse a mãe Michelly Barbosa, dentro do quarto cor de rosa com todo o conforto que uma recém-nascida merece ter.


No 18º dia de vida, Heloá Pyetra Barbosa Souza ficou nos braços da avó e da mãe a maior parte do tempo. Até mesmo eu, Fábio Lopes, que fui fazer esta matéria na casa da família, tirei fotos com a doce menina nos meus braços, ao lado dos pais e da avó da pequena, que transformou policiais militares nos heróis de Arapiraca, no dia 1º de julho de 2021.