Baixo São Francisco

Sociedade Musical Penedense completa 77 anos de muitas histórias na cidade ribeirinha

Neste aniversário não haverá a tradicional programação festiva com a reunião de musicistas, alunos da escola de música e amigos da Sociedade Musical

Por 7 Segundos com Aqui Acontece 16/07/2021 16h04 - Atualizado em 16/07/2021 16h04
Sociedade Musical Penedense completa 77 anos de muitas histórias na cidade ribeirinha
Fachada da Sociedade Musical Penedense - Foto: Reprodução Redes Sociais

Nesta sexta-feira, 16 de julho, a Sociedade Musical Penedense comemora 77 anos de existência. Diferente dos anos anteriores, devido a pandemia, este aniversário não terá a tradicional programação festiva com o encontro e reunião de musicistas, alunos da escola de música e amigos da Musical.

A Sociedade Musical Penedense fica situada na Praça dos Artistas, bem no Centro Histórico da secular cidade ribeirinha. 

Apesar das dificuldades para manter a Sociedade Musical em funcionamento, o apoio dos ribeirinhos amantes da boa música têm contribuído para que o antigo prédio se mantenha como berço da música penedense, apesar do período de pandemia.

Perspectivas

No início deste mês, o prefeito Ronaldo Lopes visitou as instalações da Sociedade Musical, acompanhado do maestro e presidente, Wellington Mota. Na oportunidade, eles analisaram e discutiram melhorias para o espaço de cultura que já formou muitos músicos em Penedo ao longo décadas.

Prefeito Ronaldo Lopes visita Sociedade Musical acompanhado pelo Maestro Wellington Mota. Foto: reprodução 

Além da entidade ajudar na formação de milhares de musicistas, em 77 anos de histórias, a Sociedade Musical Penedense já foi retratada por vários escritores, nativos e oriundos de outros estados, como aconteceu com a dupla de mineiros Gustavo Nolasco e Leo Drumond. Eles narraram na obra “Os Chicos”, a Sociedade Musical Penedense através da visão do musicista Francisco durante a procissão de Santo Antônio, no Barro Vermelho.

"Os Chicos" conta as histórias de Franciscos e Franciscas que vivem às margens do Velho Chico. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria Fotografia.