Relatório aponta graves problemas ambientais da Região do Baixo São Francisco
Documento é fruto da 3ª Expedição Científica liderada pela Ufal e danos ao meio ambiente, são descritos por mais de 40 pesquisadores
![Relatório aponta graves problemas ambientais da Região do Baixo São Francisco](https://img.7segundos.com.br/sr3VoSLgqi_2vjHcExxnvofPt-A=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/ba07632b-96f0-4f7e-9a2c-7200ec1e2d04.jpeg)
Empobrecimento das espécies e da biodiversidade aquática e da vegetação, assoreamento e aumento de contaminantes estão entre os danos ambientais causados no Baixo São Francisco e constatados por pesquisas realizadas naquela região. Os resultados estão publicados no relatório da 3ª Expedição Científica, liderada pela Universidade Federal de Alagoas em parceria com instituições locais e nacionais. O documento, dotado de 435 páginas, foi elaborado por cerca de 40 pesquisadores e colaboradores participantes de grupos de pesquisa.
Com informações atuais, robustas e conclusivas sobre o que está ocorrendo no Baixo São Francisco, em seus 24 capítulos, o relatório conta com estudos em cerca de 28 áreas de pesquisa. Destaca, também, como graves problemas ambientais continuam afetando o Baixo São Francisco, como a contaminação por metais pesados e mudança na hidrologia. Mudanças das culturas devido à salinização de áreas, onde antes era água doce, impacto e seca nas lagoas marginais, que são berçários de espécies, também são apontados no documento como severos problemas ambientais daquela região.
Coordenador-geral da Expedição e um dos autores do documento, Emerson Soares destaca que o relatório se situa como um instrumento para demonstrar os impactos e possíveis soluções para resolução de alguns problemas causados pelas ações antrópicas no baixo curso do rio. “Em momento de crise hídrica, de pouca preocupação com a questão ambiental, de falta de políticas direcionadas a resolver problemas ambientais e de falta de estatística e modelagens para que políticas públicas sejam lançadas para resolver os inúmeros problemas, a importância do relatório é disponibilizar informações atuais, sobre o que está acontecendo no Baixo São Francisco”, disse.
Ele aproveita para também citar como consequências ambientais preocupantes, a poluição hídrica, o aumento de parasitoses na água e a piora dos índices de qualidade de águas, na região alvo dos estudos, onde estão localizados municípios ribeirinhos dos estados de Alagoas e Sergipe. “O aumento do uso de agroquímicos no solo e no ambiente aquático, assim como, de macrófitas aquáticas com eutrofização do ambiente e ausência de esgotamento sanitário também são causadores de danos ambientais. Estudos ainda apontam, como fator preocupante, o índice crescente de doenças na população ribeirinha”, ressaltou Soares.
O Relatório resultado da 3ª Expedição já foi enviado ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF), à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (Semarh-AL), ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e à Agência Nacional de Águas (ANA). A Expedição é considerada o evento científico de maior projeção realizado em águas brasileiras.
Edição de 2021
O tema da 4ª edição da Expedição Científica será Consolidando a Ciência em ações ambientais no Baixo São Francisco, que acontecerá de 31 de outubro a 10 de novembro de ano. O ponto de partida da expedição será o município ribeirinho alagoano de Piranhas, local também da abertura do evento. O trajeto aquático e terrestre, alvos de pesquisa e de intervenções junto às comunidades ribeirinhas, contempla ainda as cidades de Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu, em Alagoas, Propriá e Brejo Grande, em Sergipe.
Na estrutura da edição de 2021 estão dois barcos laboratórios, cinco lanchas e catamarã de apoio e envolverá 66 pesquisadores. Duas equipes de TV e produtora para a cobertura do evento também estão definidas. Segundo o coordenador Emerson Soares, um avião não tripulável fará o mapeamento de toda a Região do Baixo São Francisco, contemplada com pesquisas em 35 áreas.
A interação dos pesquisadores com comunidades escolar ribeirinhas, sobressai-se, também como grande positividade da expedição. “Este ano teremos a instalação de cinco modelos demonstrativos de fossas sépticas biodigestoras com reúso de água para plantio, em escolas, além de doação de equipamentos com projetor multimídia (datashow), notebooks e caixas de som para escolas e de 400 kits de material escolar”, anunciou.
Soares revela, ainda, que também estão na programação da edição 2021 a doação de minitratores a associações rurais, realização de exames de pele e 450 testes RT-PCR na comunidade. A ação bucal, a exemplo da edição de 2020, também será feita junto aos estudantes das escolas ribeirinhas visitadas pela equipe da expedição.
Sobre o que considera de mais relevante proporcionado pelo evento científico, o professor Emerson destaca: “A maior contribuição é uma revolução científica que estamos fazendo numa área antes esquecida pelas políticas públicas. A Expedição Científica tem proporcionado ações sociais de inclusão da população ribeirinha e do pescador. Também valorização da política agroecológica, educação ambiental, além de rico e amplo material científico, atraindo os olhares do poder público para a Região do Baixo São Francisco”.
Últimas notícias
!['Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política](https://img.7segundos.com.br/NkseWqMu4WM-Vv8qbllN4o1TQQw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/milei.webp)
'Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política
![Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões](https://img.7segundos.com.br/pQ0a0sz1Rojx64Gh_zmRGn-iiNQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mega-sena-1112203504-0.webp)
Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões
![Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024](https://img.7segundos.com.br/ljZYwTOG-gFC-fD8Ufa6lJRmrQc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/maceio-dron.jpeg)
Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024
![Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada](https://img.7segundos.com.br/nhWWCmFExYGx9DdFgFk5FF8pOs4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/corpo-de-bombeiros-resgata-funcionario-que-teve-mao-presa-em-amaciador-de-carne-em-maceio.png)
Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada
![Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal](https://img.7segundos.com.br/q_EozI7O41u0qa9Pumg4DuVymn4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpso-almirante-tamandare-capa-credito-divulgacao-sbm.webp)
Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal
![Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo](https://img.7segundos.com.br/8jjhv3aChscsIgUBbM9rRerwoeQ=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9c044a89-d6ac-459a-921a-6a5bffa5d12d.jpg)
Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)