Polícia

[Vídeo] Integrante de manifestação atira para o alto em ato pró Bolsonaro em Palmeira

Disparo em via pública é crime tipificado no Estatuto do Desarmamento

Por 7Segundos 02/08/2021 17h05 - Atualizado em 02/08/2021 17h05
[Vídeo] Integrante de manifestação atira para o alto em ato pró Bolsonaro em Palmeira
Motorista aponta arma para o alto e efetua disparo no meio da manifestação - Foto: Reprodução

Um homem efetuou um disparo de arma de fogo durante manifestação pró Bolsonaro, na tarde de domingo (1º), no município de Palmeira dos Índios. Um vídeo, gravado por outro integrante da manifestação, mostra o motorista de um Jeep Renegade, apontado com uma arma para o alto e deflagrando um tiro.

Ainda no vídeo, pessoas que estavam na manifestação riem e fazem comentários sobre o disparo.



O 7Segundos conseguiu confirmar que as imagens realmente se tratam de uma manifestação a favor do presidente e também do voto impresso nas eleições previstas para o próximo ano. A carreata estava passando pelo bairro Vila Nova, um dos mais carentes do município, e assustou pessoas que não faziam parte da manifestação, mas não houve registro de feridos.

As informações compartilhadas nas redes sociais dão conta que o ato teria sido organizado por um oficial da Polícia Militar que serve em Palmeira dos Índios. O Batalhão, no entanto, informou que o militar apenas participou da manifestação como cidadão e não estava envolvido na organização do ato.

Conforme a assessoria, o Batalhão também não foi informado sobre o disparo efetuado durante o ato e que, por conta disso, as investigações devem ser efetuadas pela Polícia Civil.

A prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio de nota (leia ao final da matéria), confirmou que o autor do disparo de arma de fogo é guarda civil municipal e informou que está adotando providências a respeito do caso.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura de Palmeira dos Índios (leia ao final da matéria), o disparo de arma de fogo teria sido 

O ato de deflagrar tiros em via pública é crime previsto na lei nº 10.826/2003, conhecida também como Estatuto do Desarmamento:


Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Nota da prefeitura de Palmeira dos Índios:

A Prefeitura Municipal por meio da Controladoria/Corregedoria Municipal informa que por determinação do prefeito, Júlio Cezar, abrirá um procedimento investigativo para apurar a conduta do agente de segurança, pertencente à Guarda Civil Municipal (GCM), durante uma manifestação política realizada neste domingo (1) em diversas ruas da cidade.

Vídeos que circulam com grande repercussão pelas redes sociais mostram o momento em que o agente aponta uma arma para cima e dispara em via pública assustando até simpatizantes do movimento. A conduta do Guarda Municipal não está de acordo com a orientação que o Governo Municipal dá aos agentes da GCM e o ato foi classificado pelo prefeito, Júlio Cezar como sendo “uma afronta à sociedade palmeirense”.

A prefeitura lamenta o fato isolado, discorda da exposição de uma arma, de forma ostensiva, como foi a postura do agente de segurança, e garante que o caso será apurado inclusive com o apoio da Polícia Civil de Alagoas.

Prefeitura de Palmeira dos Índios.