Política

[Vídeo] Vereadores retomam sessões presenciais em Arapiraca e discutem reabertura da feira do gado

Dos 19 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Arapiraca, 17 compareceram à sessão

Por 7Segundos 04/08/2021 12h12 - Atualizado em 04/08/2021 14h02
[Vídeo] Vereadores retomam sessões presenciais em Arapiraca e discutem reabertura da feira do gado
Sessão que marcou a retomada dos trabalhos legislativos foi realizada na noite desta terça (03) - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou nesta terça-feira (03) a primeira sessão ordinária presencial após o recesso do mês de julho. Dos 19 vereadores que compõem o poder legislativo municipal da segunda maior cidade de Alagoas, 17 compareceram à sessão, que teve início por volta das 19:40hs e foi encerrada pouco antes das 21:00hs.

Todos os vereadores presentes usavam máscara e a Casa manteve em suas dependências, frascos com álcool em gel para a higienização das mãos de toso os presentes, incluindo funcionários e imprensa. Nenhum cidadão comum, representante da sociedade, esteve presente para acompanhar a sessão.

 Feira do gado


Durante quase 1 hora e meia, os vereadores presentes apreciaram 24 matérias, todas aprovadas por unanimidade. Uma delas provocou uma maior discussão, com alguns vereadores se revezando no uso da palavra ao microfone. Trata-se de um requerimento solicitando ao prefeito Luciano Barbosa a reabertura da tradicional feira do gado de Arapiraca, respeitando todos os protocolos sanitários necessários. A feira é realizada no antigo matadouro público, no Bairro Padre Antonio de Lima Neto.

De uma forma geral, os vereadores consideram a matéria urgente porque muitas pessoas, para sobreviver, dependem do comércio do gado e outros animais, como ovinos e caprinos.

Os vereadores argumentaram ainda que outras feiras de gado de cidades circunvizinhas já foram reabertas.

Para o vereador Melquisedec de Oliveira (PRB), o problema já foi debatido pela Casa e agora precisa ser resolvido o mais rápido possível porque as pessoas estão comercializando os animais no meio da rua, praticamente . “Eu passei por lá e os comerciantes me cobraram uma solução para o problema”, afirmou o vereador, que disse ainda que o local onde a feira é realizada é espaçoso e pode muito bem atender às exigências de distanciamento social.

O vereador Vicente do Remédio (PSL) disse que já protocolou ofício à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) solicitando a reabertura da feira. “A feira está no meio da rua e poderia funcionar provisoriamente no antigo matadouro público até que um local mais adequado fosse construído”, disse o vereador.

Vereadores analisam projetos durante sessão. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Já o vereador Leo Saturnino (MDB) afirmou que a o legislativo deve cobrar do poder executivo municipal uma ação mais efetiva em relação ao assunto. “O prefeito Luciano Barbosa junto com a secretaria de agricultura do município devem rever essa situação”, afirmou.

Ao final das discussões, os vereadores decidiram formar uma comissão para se reunir e discutir a proposta com o prefeito Luciano Barbosa e com o secretário de Agricultura de Arapiraca, Hibernon Cavalcante.

Trânsito


Outra matéria votada e aprovada foi um requerimento de autoria do vereador Túlio Freire (PP) solicitando da Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a instalação de lombadas no entorno do Bosque das Arapiracas, mais precisamente nas ruas Delmiro Gouveia, Acindino de Oliveira Numes e Fausto Joaquim Luciano.

A solicitação tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e atropelamentos no local. “O lugar concentra um grande fluxo de pessoas e de veículos, até mesmo durante os dias de semana, com pessoas fazendo caminhada e também frequentando os bares e lanchonetes que existem pelo local, e apesar disso, muitos motoristas desenvolvem uma velocidade que oferece risco aos pedestres ”, destacou Túlio Freire.

Delegacia


A Câmara de Arapiraca também aprovou uma matéria proposta pela vereadora Dra. Fany (MDB) solicitando ao prefeito Luciano Barbosa, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Desenvolvimento Social, meios ou mecanismos que façam com que o Governo do Estado passe a adotar o funcionamento ininterrupto da Delegacia Especializada da Mulher de Arapiraca. “A delegacia só funciona três dias por semana e em horário comercial. Nos demais dias as vítimas passam pelo constrangimento de ter de procurar a Central de Polícia, que atende todo o tipo de ocorrência, se expondo em situações muita exposição”, explanou a vereadora, que lembrou a importância da matéria já que estamos no Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Dos 19 vereadores que compõem a Câmara, 17 compareceram à sessão. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Condomínios

Os vereadores também aprovaram um requerimento convocando os titulares das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de Serviços Públicos para comparecerem à Câmara Municipal no dia 18 de agosto (um sábado) às 09:30hs da manhã, para explicarem a atual situação legal dos condomínios e loteamentos de Arapiraca, que se encontram abertos ou fechados.

Suspensão


Além disso, os vereadores aprovaram também uma solicitação enviada ao prefeito Luciano Barbosa, através das secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, para que sejam suspensos todos os processos de autorização e licenciamento que estejam em andamento, referentes aos loteamentos fechados existentes em Arapiraca até que haja a devida regularização dos mesmos através de Projeto de Lei aprovado pela Câmara e enviado ao Executivo Municipal.

Pesar


Ao final da sessão, os vereadores formalizaram um voto de pesar da Casa em virtude do falecimento da Sra.Eliege dos Santos, mãe do cantor arapiraquense, Willy Vaqueiro, ocorrido no dia 28 de julho de 2021.