Moradores cobram reativação das Academias de Saúde de Arapiraca
Com o encerramento do NASF pelo Governo Federal, a população está com medo do programa ser desativado definitivamente

Uma das estratégias de promoção da saúde e produção do cuidado é, sem dúvida, o Programa Academia da Saúde (PAS). Mas, em Arapiraca, as três unidades mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, estão desativadas desde o início da pandemia de coronavírus.
Com o fim do Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), programa criado em 2008 e encerrado em 2020 pelo Governo Federal, e responsável por manter essas academias, os usuários ficaram com medo de perderem o acesso ao serviço.
A dona de casa Genilda Cunha, moradora do bairro Zélia Barbosa Rocha, disse ao Portal 7Segundos que com os últimos decretos governamentais, que flexibilizam as normas de distanciamento social controlado, ela e alguns vizinhos acreditavam que a academia voltaria a funcionar, mas até o momento nenhum comunicado sobre o assunto foi emitido.
"Eu sou aposentada e me divertia muito com as atividades da academia de saúde. Infelizmente, com a pandemia, percebo uma diferença grande na minha flexibilidade e disposição. Espero muito que retorne logo", desabafou.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que informou estar no plano do município retomar as atividades das Academias de Saúde o quanto antes. Segundo o órgão, uma reunião está marcada para esta sexta-feira (13), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro Administrativo Municipal.
Arapiraca conta com três unidades dessas academias, localizadas nos bairros Verdes Campos, Zélia Barbosa Rocha e Bonsucesso, sendo que esta última foi inaugurada no final de 2020, mas não chegou a ser colocada em funcionamento.
O trabalho desenvolvido nas academias de saúde é muito importante, principalmente para a população de baixa renda. As unidades tem como principais objetivos a promoção de práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.
Últimas notícias

Após reunião, Leonardo Dias comemora mudanças em portaria sobre distribuição de PAEs na Rede Municipal

Prefeito de Japaratinga inaugura quadra poliesportiva

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos

Filho de Rodrigo Cunha e Millane Hora vai nascer na maternidade que tem o nome da avó

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
