Saúde

Moradores cobram reativação das Academias de Saúde de Arapiraca

Com o encerramento do NASF pelo Governo Federal, a população está com medo do programa ser desativado definitivamente

Por 7Segundos 12/08/2021 07h07 - Atualizado em 12/08/2021 07h07
Moradores cobram reativação das Academias de Saúde de Arapiraca
Academia de Saúde do bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7segundos

Uma das estratégias de promoção da saúde e produção do cuidado é, sem dúvida, o Programa Academia da Saúde (PAS). Mas, em Arapiraca, as três unidades mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, estão desativadas desde o início da pandemia de coronavírus.

Com o fim do Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), programa criado em 2008 e encerrado em 2020 pelo Governo Federal, e responsável por manter essas academias, os usuários ficaram com medo de perderem o acesso ao serviço.

A dona de casa Genilda Cunha, moradora do bairro Zélia Barbosa Rocha, disse ao Portal 7Segundos que com os últimos decretos governamentais, que flexibilizam as normas de distanciamento social controlado, ela e alguns vizinhos acreditavam que a academia voltaria a funcionar, mas até o momento nenhum comunicado sobre o assunto foi emitido.

"Eu sou aposentada e me divertia muito com as atividades da academia de saúde. Infelizmente, com a pandemia, percebo uma diferença grande na minha flexibilidade e disposição. Espero muito que retorne logo", desabafou.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que informou estar no plano do município retomar as atividades das Academias de Saúde o quanto antes. Segundo o órgão, uma reunião está marcada para esta sexta-feira (13), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro Administrativo Municipal.

Arapiraca conta com três unidades dessas academias, localizadas nos bairros Verdes Campos, Zélia Barbosa Rocha e Bonsucesso, sendo que esta última foi inaugurada no final de 2020, mas não chegou a ser colocada em funcionamento.

O trabalho desenvolvido nas academias de saúde é muito importante, principalmente para a população de baixa renda. As unidades tem como principais objetivos a promoção de práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.