Moradores cobram reativação das Academias de Saúde de Arapiraca
Com o encerramento do NASF pelo Governo Federal, a população está com medo do programa ser desativado definitivamente
Uma das estratégias de promoção da saúde e produção do cuidado é, sem dúvida, o Programa Academia da Saúde (PAS). Mas, em Arapiraca, as três unidades mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, estão desativadas desde o início da pandemia de coronavírus.
Com o fim do Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), programa criado em 2008 e encerrado em 2020 pelo Governo Federal, e responsável por manter essas academias, os usuários ficaram com medo de perderem o acesso ao serviço.
A dona de casa Genilda Cunha, moradora do bairro Zélia Barbosa Rocha, disse ao Portal 7Segundos que com os últimos decretos governamentais, que flexibilizam as normas de distanciamento social controlado, ela e alguns vizinhos acreditavam que a academia voltaria a funcionar, mas até o momento nenhum comunicado sobre o assunto foi emitido.
"Eu sou aposentada e me divertia muito com as atividades da academia de saúde. Infelizmente, com a pandemia, percebo uma diferença grande na minha flexibilidade e disposição. Espero muito que retorne logo", desabafou.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que informou estar no plano do município retomar as atividades das Academias de Saúde o quanto antes. Segundo o órgão, uma reunião está marcada para esta sexta-feira (13), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro Administrativo Municipal.
Arapiraca conta com três unidades dessas academias, localizadas nos bairros Verdes Campos, Zélia Barbosa Rocha e Bonsucesso, sendo que esta última foi inaugurada no final de 2020, mas não chegou a ser colocada em funcionamento.
O trabalho desenvolvido nas academias de saúde é muito importante, principalmente para a população de baixa renda. As unidades tem como principais objetivos a promoção de práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.
Últimas notícias
Obra social católica recebe consultório odontológico financiado por emendas de Leonardo Dias
Moradores fecham via no bairro do Bom Parto em protesto contra falta d'água
Jovem de 18 anos morre após ser atingido por caçamba durante coleta de lixo em Piranhas
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Funcionárias são assassinadas a tiros dentro do Cefet Maracanã, no Rio
Fies 2025: Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
