Feijão, milho e mandioca são culturas de destaque em estudo promovido pela prefeitura, Embrapa e Capa
De acordo com o secretário Hibernon Cavalcante, a proposta do estudo é levar aos produtores um material adaptado à região, a fim de evitar que cultivos sejam desperdiçados
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tem firmado acordos e parcerias com entidades públicas e privadas do município com o intuito de promover pesquisas experimentais com as culturas de feijão comum, milho e mandioca.
Os trabalhos desenvolvidos são voltados à seleção de materiais adaptados a nossa região, dando alta produtividade, melhoria de renda e qualidade de vida aos agricultores do município arapiraquense.
Durante o período de 7 a 11 de julho, a secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comercial Arapiraquense de Produção Agrícola (Capa), realizou ensaios das cultivares de cada cultura estudada.
De acordo com o secretário Hibernon Cavalcante, a proposta do estudo é levar aos produtores um material adaptado à região, a fim de evitar que cultivos sejam desperdiçados por falta de adequações com a terra em que o produto foi inserido.
Estão sendo realizados ensaios em diversas variações, tendo o feijão de arranque com 23 cultivares no ciclo normal, 12 no precoce e 17 no de ferro e zinco.
A avaliação de mandioca para indústria teve 12 cultivares estudados, materiais ricos em amido, o que dará mais rendimento à produção.
O milho foi um dos que apresentaram mais cultivares estudados, foram 78 ensaios do produto híbrido.
Participaram das atividades o diretor de Pesquisas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Manoel Henrique, o gerente de Pesquisas José Anderson Soares, os pesquisadores da Embrapa, Antonio Dias Santiago, Paulo de Albuquerque e Luis Cláudio de Farias, e o gerente técnico da Capa, Eli Gama dos Santos.
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
