Usinas fotovoltaicas da Casal entram em fase final de implantação em Coruripe e Penedo
Unidades ficam em Coruripe e em Penedo e receberam a visita da Diretoria da Companhia; investimento total é de R$ 30 milhões e uma delas deve entrar em operação até o final desse mês
Deve entrar em operação até o final desse mês a miniusina fotovoltaica de produção de energia solar contratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que está situada em Penedo. A unidade segue em fase final de instalação de equipamentos e, nessa sexta-feira (13), foi visitada pelos diretores da Companhia e pelo secretário de Estado da Infraestrutura.
A outra miniusina, instalada em Coruripe e que também foi visitada hoje, precisa de mais 30 ou 40 dias para ficar pronta. Apesar do prefixo mini, as duas possuem números grandiosos. Cada uma delas tem, por exemplo, 8 mil placas fotovoltaicas e ocupa uma área de 50 mil metros quadrados. O investimento estimado, em cada usina, foi de R$ 15 milhões.
Isso significa que somadas elas possuem 16 mil placas, ocupam 100 mil metros quadrados e custaram cerca de R$ 30 milhões a uma empresa privada, a Central Energética Fotovoltaica de Alagoas (Cesol).
A produção de energia será de, em média, 7 Mega Watt, toda destinada ao consumo das unidades e estações de baixa tensão da Companhia por um período de 20 anos, conforme contrato de locação já assinado entre Casal e Cesol, tendo como modelo de contratação “on gride” com a concessionária Equatorial Alagoas. Ou seja, a Companhia continua na rede da Equatorial, mas terá o desconto em virtude da energia contratada dessas usinas e que será jogada na rede da Equatorial.
“A Casal está aderindo a um modelo de eficiência energética. Esse é o passo inicial para sair da dependência da energia produzida por meios convencionais. Vamos usar uma energia limpa e renovável. O experimento feito a partir daqui vai nos dar subsídios para obtermos também, no futuro, energia de origem fotovoltaica para nossas unidades de consumo de alta tensão”, explicou o presidente da Casal, Clécio Falcão, durante as visitas dessa sexta-feira (13).
“Parabenizo a Casal pela visão empreendedora ao investir em energia limpa e renovável. Esse é o futuro”, ressaltou o secretário Maurício Quintella, durante a visita. “A produção de energia dessas duas usinas equivalerá ao consumo médio de 10 mil residências. De fato, ela será usada pela Equatorial para abastecer as famílias das cidades de Coruripe e Penedo, já que será disponibilizada na rede, e a Casal, por sua vez, terá o desconto por esse crédito em relação ao seu consumo em todas as cidades onde atua”, detalhou o vice-presidente Corporativo, Victor Vigolvino.
Já o vice-presidente de Engenharia da Companhia, Geraldo Leão, destacou a nova modelagem da empresa ao aderir à produção de energia fotovoltaica, que é limpa e renovável. O sócio-proprietário da Cesol, Marcos Miranda, por sua vez, enfatizou que esse é o primeiro projeto de grande escala em Alagoas para produção de energia solar.
“Encontramos na Casal um corpo técnico capaz e focado nesse tipo de iniciativa. Vamos atender por 20 anos todo o consumo de baixa tensão da Companhia”, disse Miranda.
Também participaram da visita o superintende Técnico da Casal, Thales Cabral, o gerente de Manutenção Eletromecânica, Rafael Rodriguez, o gerente de Eficiência Energética, Mauro Azevedo, e técnicos da Equatorial Alagoas.
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
