Há 20 anos morando em caverna, eremita se vacina e pede que sigam seu exemplo
Panta Petrovic se mudou para uma pequena caverna há quase 20 anos, e faz poucas visitas à cidade.
Quase 20 anos atrás, Panta Petrovic transformou o distanciamento social em seu estilo de vida, ao se mudar para uma pequena caverna na Sérvia para evitar o contato com a sociedade.
No ano passado, em uma de suas visitas à cidade, o homem com tranças e barba comprida descobriu que havia uma pandemia. Ele se vacinou assim que soube das vacinas contra a Covid-19 e agora pede que todos façam o mesmo.
O vírus "não escolhe, também vai chegar aqui, na minha caverna", disse o homem de 70 anos à agência France Presse na montanha de Stara Planina, no sul da Sérvia.

Panta Petrovic deixa sua cama improvisada em sua caverna perto da cidade de Pirot, em foto de 9 de agosto — Foto: Oliver Bunic/AFP
Este amante da natureza descobriu gradualmente que se isolar da sociedade lhe fornecia uma liberdade que não conhecia antes.
"Eu não era livre na cidade. Sempre tem alguém no teu caminho, você discute com a esposa, os vizinhos, ou a polícia", explicou Petrovic à AFP, enquanto descascava vegetais para seu almoço.
"Aqui ninguém me incomoda", acrescentou com um sorriso.
Suas visitas à cidade se tornaram mais frequentes recentemente.
Depois que os lobos mataram alguns dos animais que tinha perto da caverna, Petrovic decidiu levá-los para uma cabana que construiu nos arredores da cidade, onde acredita que estarão seguros.
Petrovic recebe assistência social, mas também depende de doações de alimentos e suprimentos para os animais.
Quando a vacina se tornou disponível, arregaçou as mangas para tomá-la.
Petrovic diz não entender as queixas de alguns céticos e acredita em um processo que busca erradicar as doenças.
"Quero receber as três doses, incluindo a adicional. Peço a todos os cidadãos que se vacinem, cada um deles", expressou.
Antes de se isolar, Petrovic doou todo dinheiro que tinha para a comunidade, para financiar a construção de três pequenas pontes na cidade.
"O dinheiro é uma maldição, estraga as pessoas. Acredito que nada corrompe as pessoas tanto quanto o dinheiro", afirmou.
Em uma das pontes, Petrovic construiu um pombal que, apesar de sua idade avançada, escala para deixar migalhas de pão.
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
