Geral

Matéria do 7Segundos sensibiliza médico e dona de casa consegue cirurgia na vesícula

Dleuza conseguiu arrecadar apenas 6% do que precisava para passar por procedimento de urgência

Por 7Segundos 29/08/2021 18h06 - Atualizado em 29/08/2021 19h07
Matéria do 7Segundos sensibiliza médico e dona de casa consegue cirurgia na vesícula
Após matérias do 7Segundos Dleuza Marques conseguiu a cirurgia - Foto: 7Segundos / Giovanni Luiz

A aflição da dona de casa de Arapiraca, Dleuza Marques de Oliveira, 48 anos, chegou ao fim. Após meses sofrendo fortes dores abdominais em decorrência de cálculos na vesícula e o grande risco de contrair uma infecção que poderia ser fatal, ela finalmente foi operada na última semana.

O procedimento cirúrgico aconteceu em um hospital no Sertão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foram retiradas um total de 15 pedras. Ela se recupera bem, de acordo com a amiga dela, Beta Nobre - conhecida corretora imobiliária de Arapiraca - que fez uma campanha nas redes sociais para arrecadar R$ 11.350, que era o custo total da cirurgia. 

Apesar da quantia arrecadada ter sido insuficiente, apenas 6% do valor total do procedimento cirúrgico, a campanha teve repercussão e divulgou o caso para que as pessoas pudessem tomar conhecimento da história até ela chegar ao conhecimento de um médico, que se dispôs a ajudar, conta a amiga Beta Nobre.   
 

Pedras retiradas em cirurgia na vesícula 

“Só conseguimos arrecadar R$ 700, estava muito longe de a gente conseguir o valor total para fazer a cirurgia pela rede particular. Mas a matéria do 7Segundos teve uma repercussão tão grande que sensibilizou um médico que trabalha no Sertão. Ele entrou em contato e fez tudo para agilizar e realizar a cirurgia”, declarou Beta Nobre, que disse ainda que o dinheiro arrecadado vai ser utilizado para a compra dos medicamentos que a Dona Dleuxa ainda vai precisar tomar durante a recuperação da cirurgia.

Dleuza Oliveira vive com a família em um barraco em um acampamento de sem terras no bairro Primavera, periferia de Arapiraca. Ela trabalhava como faxineira, mas as fortes dores provocadas pelos cálculos na vesícula a impediam de trabalhar e o marido dela, que é carroceiro e catador de recicláveis, mal conseguia sustentar a família.


Matéria sensibilizou médico e ele viabilizou cirurgia

Em julho, quando as dores se tornaram ainda mais fortes, os exames feitos pelo SUS apontaram que as pedras se deslocaram para as vias biliares e estavam impedindo que a bile produzida no fígado fosse transportada para a vesícula.

Os laudos médicos apontaram que a cirurgia para a retirada dos cálculos deveria ser feita com urgência, porque a obstrução dos dutos biliares podiam provocar uma infecção e levar a morte.

Após a cirurgia, Beta Nobre afirma que Dleuza está se recuperando muito bem e que, nos próximos dias deve receber alta médica para poder voltar para casa.