Arapiraca inicia aplicação das doses de reforço e adicional em idosos e imunossuprimidos nesta quinta
De acordo com nota técnica assinada pelos órgãos, a terceira dose deve ser de uma vacina diferente da recebida anteriormente
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, a partir desta quinta-feira (22), dará início a aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 70 anos e para os imunossuprimidos.
A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (22), com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para receber as orientações acerca da aplicação das doses de reforço e adicionais.
"De acordo com nota técnica assinada pelos órgãos, a terceira dose deve ser de uma vacina heteróloga, ou seja, de uma farmacêutica diferente das duas primeiras", explicou a profissional.
Quem tomou a primeira e a segunda dose da Coronavac ou da AstraZeneca, tomará a terceira dose com a Pfizer. E quem tomou primeira e segunda dose da Pfizer, tomará a terceira com a AstraZeneca.
A dose de reforço é destinada exclusivamente para idosos e indivíduos com alto grau de imunossupressão, considerando que esses grupos apresentam menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos demais diversos tipos de imunizantes.
Confira como se dará a aplicação das terceiras doses:
- IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS - A terceira dose (ou dose de reforço) poderá ser aplicada após 180 dias do recebimento da última dose do esquema básico (segunda dose ou dose única - no caso da Janssen);
- IMUNOSSUPRIMIDOS - A terceira dose (ou dose adicional) poderá ser aplicada após 28 dias de recebimento da última dose do esquema básico (segunda dose ou dose única - no caso da Janssen).
Obs.: Estão aptos a receber a dose adicional (imunossuprimidos), os arapiraquenses que se encaixam nos seguintes critérios:
Imunodeficiência Primária Grave;
Quimioterapia para Câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH);
Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4;
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Arapiraca dará início a aplicação das terceiras doses com a população que vive em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como a Casa dos Velhinhos e o Lar São Jorge.
Um calendário de vacinação será montado nos próximos dias para atender a população que mora na zona rural de Arapiraca, levando em consideração que o imunizante disponível será o da Pfizer, que requer uma estrutura de refrigeração mais adequada.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
