Arapiraca inicia aplicação das doses de reforço e adicional em idosos e imunossuprimidos nesta quinta
De acordo com nota técnica assinada pelos órgãos, a terceira dose deve ser de uma vacina diferente da recebida anteriormente
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, a partir desta quinta-feira (22), dará início a aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 70 anos e para os imunossuprimidos.
A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (22), com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para receber as orientações acerca da aplicação das doses de reforço e adicionais.
"De acordo com nota técnica assinada pelos órgãos, a terceira dose deve ser de uma vacina heteróloga, ou seja, de uma farmacêutica diferente das duas primeiras", explicou a profissional.
Quem tomou a primeira e a segunda dose da Coronavac ou da AstraZeneca, tomará a terceira dose com a Pfizer. E quem tomou primeira e segunda dose da Pfizer, tomará a terceira com a AstraZeneca.
A dose de reforço é destinada exclusivamente para idosos e indivíduos com alto grau de imunossupressão, considerando que esses grupos apresentam menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos demais diversos tipos de imunizantes.
Confira como se dará a aplicação das terceiras doses:
- IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS - A terceira dose (ou dose de reforço) poderá ser aplicada após 180 dias do recebimento da última dose do esquema básico (segunda dose ou dose única - no caso da Janssen);
- IMUNOSSUPRIMIDOS - A terceira dose (ou dose adicional) poderá ser aplicada após 28 dias de recebimento da última dose do esquema básico (segunda dose ou dose única - no caso da Janssen).
Obs.: Estão aptos a receber a dose adicional (imunossuprimidos), os arapiraquenses que se encaixam nos seguintes critérios:
Imunodeficiência Primária Grave;
Quimioterapia para Câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH);
Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4;
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Arapiraca dará início a aplicação das terceiras doses com a população que vive em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como a Casa dos Velhinhos e o Lar São Jorge.
Um calendário de vacinação será montado nos próximos dias para atender a população que mora na zona rural de Arapiraca, levando em consideração que o imunizante disponível será o da Pfizer, que requer uma estrutura de refrigeração mais adequada.
Últimas notícias
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
Caminhão derruba passarela, e motorista de carro morre esmagado na BR-116
5ª edição do programa Girau de Oportunidades oferece mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
