Médicos removem rins gigantes de 35 kg de paciente com doença hereditária
O rim esquerdo do paciente tinha 42 cm por 27 cm, enquanto o direito possuía 49 cm por 28 cm
Um britânico de 54 anos que sofria com uma doença renal policística (DRP) foi submetido a uma cirurgia de retirada dos seus dois rins, que pesavam 35 kg no total. Isso é três vezes mais do que o maior rim registrado anteriormente na Índia, de 7,4 kg. A doença se intensificou nos últimos cinco anos e fez com que metade do seu corpo ficasse paralisada, segundo a BBC.
O rim esquerdo do paciente tinha 42 cm por 27 cm, enquanto o direito possuía 49 cm por 28 cm. Por enquanto, ele será submetido a sessões de diálise até que os médicos decidam sobre a possibilidade de um transplante.
"Disseram-me que havia um risco de 50% de eu morrer em consequência da operação, mas foi um sucesso e agora estou me recuperando", disse. "Vou voltar para a academia agora também, o que é ótimo".
Warren Higgs, um ex-contador, tinha uma vida normal até os 35 anos. Ele se queixava de muitas dores e, por causa da doença, sofreu um aneurisma que paralisou seu lado direito e mais seis derrames que danificaram também o lado esquerdo do cérebro. Para se mover o homem depende de uma cadeira de rodas especial.
Mas estes não foram os únicos incômodos que Higgs precisou lidar todos os dias. Seus rins cresceram tanto que estavam esmagando o coração, os pulmões e estômago. Para piorar a situação, o britânico teve uma pneumonia e sofreu um acidente que o deixou com costelas quebradas este ano.
"É horrível porque não consigo me mover. Não consigo respirar. Você simplesmente não consegue fazer nada.", disse em uma entrevista à BBC.
A Doença Renal Policistica é um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem nos rins levando-os a crescer muito. Os cistos não são cancerígenos e possuem fluidos aquosos.
Diante da necessidade da cadeira de rodas, o filho dele, de 19 anos, e duas empresas locais organizaram uma vaquinha para comprar o equipamento. As doações foram feitas pela plataforma Gofundme e eles arrecadaram um pouco mais de R$ 75 mil.
"Apesar de tudo isso, você nunca o vê sem um sorriso no rosto, e ele é conhecido por espalhar positividade por toda a comunidade. Warren está sempre encontrando maneiras de ajudar os outros na comunidade e sempre colocando os outros antes de si mesmo. Uma nova cadeira de rodas será uma mudança de vida para Warren. Isso o ajudará a recuperar a independência e a mobilidade que ele já teve", descrevem os autores na página de doação.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
