Curiosidades

Médicos encontram cimento no coração de paciente

Homem havia feito procedimento com cimento ósseo para corrigir fratura

Por G1 06/10/2021 10h10
Médicos encontram cimento no coração de paciente
Homem estava com dor no peito e falta de ar após cirurgia para reparação de fratura - Foto: The New England Journal of Medicine

Um homem de 56 anos compareceu ao pronto-socorro com dor no peito e falta de ar. Os sintomas, que já duravam dois dias, levaram a uma investigação médica: a radiografia e a tomografia computadorizada do tórax mostraram um corpo estranho dentro do tecido do coração.

Uma semana antes, o paciente havia passado por uma cifoplastia: procedimento feito para reposicionar o osso após uma fratura, comumente aplicado por especialistas em casos de osteoporose, e que utiliza cimento ósseo.

"O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito", escreveram os especialistas no relato, que foi publicado na revista científica "The New England Journal of Medicine". O caso ainda não foi publicado como estudo científico, nem avaliado por outros pares especialistas.

Durante a cirurgia, os médicos encontraram um pedaço de cimento — o que é usado geralmente para os procedimentos de cifoplastia —, que media 10 cm de comprimento de 0,2 de diâmetro. O material já estava causando uma embolia (impossibilitando a passagem da corrente sanguínea).

"A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado".