Política

Prefeita de Belém pode renunciar mandato para disputar vaga na ALE em 2022

Assessoria confirma que Paula Santa Rosa está conversando com a família para decidir futuro político

Por 7Segundos 25/10/2021 16h04 - Atualizado em 25/10/2021 16h04
Prefeita de Belém pode renunciar mandato para disputar vaga na ALE em 2022
Paula Santa Rosa pode disputar mandato na ALE - Foto: Reprodução

A prefeita de Belém, Paula Santa Rosa (MDB), pode abrir mão de seu mandato no Executivo municipal para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) nas eleições de 2022. Ela tem a simpatia do governador Renan Filho (MDB) e pode provocar a divisão de votos em municípios da região Agreste do Estado.

De acordo o assessor pessoal de Santa Rosa, Anderson Bomfim, a prefeita tem disposição para ir às urnas novamente, dessa vez para disputar uma vaga no Legislativo Estadual. “Ela recebeu convite de diversos grupos políticos, pois tem uma atuação forte no Executivo e os partidos precisam de mulheres para a disputa”, pontuou.

Ainda segundo Bomfim, a decisão sobre a candidatura será definida somente em abril do próximo ano. “Apesar de a possibilidade ser real, ela está conversando com a família e com a população para poder decidir qual caminho irá seguir”, informou.

Embora esteja filiada ao MDB, Paula Santa Rosa é ligada politicamente ao deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB). Ainda não se sabe se houve um racha político entre a prefeita e o parlamentar.

Caso Paula Santa Rosa decida renunciar ao cargo de prefeita para disputar uma cadeira na ALE, quem assume o mandato é o vice-prefeito, Beto Torres. Em 2020, a chapa composta por eles obteve 2.160 votos (59,05%).

Vale destacar que em eleições anteriores outros prefeitos já renunciaram seus mandatos para tentar alçar voos mais altos. Os prefeitos de Messias, Jarbas Omena, e o de Traipu, Eduardo Tavares, se desincompatibilizaram para participar das eleições. Mas acabaram perdendo o mandato e não disputaram o pleito, alegando que as coligações partidárias inviabilizaram suas candidaturas.