Polícia

Empresário é preso por furto de energia no município de Teotonio Vilela

Equatorial participou de ação executada pelo 3º Batalhão para coibir crime em estabelecimento

Por 7Segundos com Equatorial 29/10/2021 14h02
Empresário é preso por furto de energia no município de Teotonio Vilela
Ação encontrou dispositivo no relógio de energia que reduzia registro de consumo - Foto: Equatorial Energia

Um empresário de Teotonio Vilela foi preso na madrugada de quinta-feira (28), pelo crime de furto de energia. As informações sobre o caso foram divulgadas nesta sexta pela Equatorial alagoas, que participou da ação executada pelo 3º Batalhão da Polícia Militar.

O nome do empresário e do estabelecimento comercial não foram divulgados.

De acordo com a Equatorial, o proprietário do estabelecimento estava fazendo o uso de um procedimento irregular que contribuía para que o consumo de energia não fosse registrado corretamente pela concessionária.

Após equipes técnicas da Equatorial fazerem uma análise, que contou com o suporte de um equipamento com tecnologia avançada de monitoramento remoto, foi constatado que o perfil de consumo da unidade não era compatível com o porte do estabelecimento comercial. O cliente estava utilizando um dispositivo fazendo com que cerca de 60% do consumo não fosse registrado pelo equipamento. A média de consumo que estava sendo registrada mensalmente era em torno de 3.000 kWh, quando o consumo correto deveria estar em torno de 7.000 kWh.

O superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, agradeceu a atuação da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar durante a ação realizada, ressaltando que a empresa está investindo no uso de tecnologia avançada para auxiliar o trabalho das equipes de campo que realizam diariamente as inspeções.

“A Equatorial vem investindo em tecnologia para o combate as perdas de energia no estado de Alagoas. Esse caso é um exemplo do uso de técnicas de inteligência, agregado ao uso de equipamentos de monitoramento remoto, onde foi possível verificar o modo de operação da fraude do consumidor. Estas novas tecnologias já estão sendo utilizadas na identificação de fraudes tanto de grandes consumidores como nos consumidores residenciais e comerciais de baixa tensão”, explicou o superintende.

A Distribuidora reforça, que o combate a esses tipos de crimes, previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, são fundamentais para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.

DENÚNCIAS - As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial através do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br. Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.