Acidentes

[Vídeo] Temporal assusta moradores da Zona Rural de Craíbas, no agreste alagoano

Chuva e vento forte atingiram a região de Craíbas no final da tarde desta quinta-feira (04)

Por 7Segundos 04/11/2021 18h06 - Atualizado em 05/11/2021 14h02
[Vídeo] Temporal assusta moradores da Zona Rural de Craíbas, no agreste alagoano
Vendaval atinge a zona rural de Craíbas, no Agreste alagoano - Foto: Reprodução

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais no final da tarde desta quinta-feira (04) mostra um intenso temporal que teria atingido a zona rural de Craíbas, no agreste alagoano. As imagesn teriams ido gravadas da portaria de acesso às instalações da mineradora Vale Verde, localizada em Craíbas.

Nas imagens, é possível ver que uma bandeira do Estado de Alagoas se desprende do mastro e cai no chão em meio à chuva e ao vento forte que desperta o seguinte comentário por quem está gravando o video: "Estão dizendo que em Alagoas não chove, oh!".

Em contato com moradores da cidade de Craíbas, a reportagem do Portal7Segundos apurou que as imagens do vídeo foram gravadas na área da mineradora Vale Verde e também que o temporal não provocou danos aos moradores da cidade.

Segundo o morador Silvan Oliveira, o temporal ocorreu por volta das 16h30 e num primeiro momento, a chuva chegou fraca na cidade, mas na zona rural, o temporal derrubou até alguns outdoors, contou o morador. 

Ainda segundo Silvan, num segundo momento, o temporal atingiu também a cidade com ventos muito fortes arrancando as folhas das palmeiras que ficam por trás da igreja da cidade e derrubando um poste de energia. "Parecia um tornado", relatou o morador.

Há relatos também informando que nas imediações do Povoado Pau Ferro, houve um vendaval que levantou muita poeira, e depois, veio a chuva forte com o vento.

Através de sua assessoria de comunicação, a Mineradora Vale Verde enviou uma pequena nota como resposta ao ocorrido informando que "tratou-se de um fenômeno natural onde a força da ventania pôde ser sentida em vários lugares. Na MVV, felizmente ninguém se machucou e não houve danos significativos, apesar da força do vento". 

O fenômeno, também conhecido na região como “trovoadas”, e segundo os meteorologistas, ocorre quando as temperaturas estão muito altas. O ar quente sobe rapidamente, encontrando na atmosfera níveis bem mais baixos de temperatura. Esse choque térmico acaba formando nuvens carregadas e provocando descargas elétricas, que é a liberação de energia devido às mudanças repentinas de temperatura do ar. Através do processo de condensação, ocorrem as chuvas.

Nesta quinta-feira, o Portal7Segundos publicou uma reportagem sobre um alerta que Defesa Civil de Maceió recebeu da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) sobre possíveis rajadas de ventos que poderiam atingir até 60 km/h na capital alagoana, de hoje (4) até esta sexta-feira.

Assista ao vídeo feito em Craíbas: