A Covid-19 afeta o cérebro? Os especialistas acreditam que sim
O vírus pode provocar alterações neurológicas, mesmo em que já recuperou da infecção. Saiba o diz o mais recente estudo!

Afinal, ser infectado por Covid-19 pode ou não ser um fator de risco para desenvolver doenças neurológicas no futuro? Um estudo recente deu novas evidências de que a infecção pelo novo coronavírus pode mesmo comprometer o normal funcionamento do cérebro.
A investigação, publicada na Nature Neuroscience, é a primeira a demonstrar como o vírus SARS-CoV-2 pode danificar diretamente as células do cérebro. O grupo de cientistas identificou células vasculares que compreendem a barreira hemato-encefálica e admite que estas podem ser destruídas pelo novo coronavírus, podendo levar, consequentemente, à ocorrência de danos cerebrais, tanto a curto como a longo prazo.
São várias as hipóteses levantadas neste estudo. A disfunção cognitiva, também conhecida como "nevoeiro cerebral", é uma das queixas frequentemente relatadas pelos indivíduos infectados por Covid-19, mesmo entre quem já recuperou.
Esta nova investigação se concentrou na análise de células endoteliais vasculares cerebrais - um componente essencial da barreira hemato-encefálica, a parede protetora que ajuda a manter moléculas estranhas ou tóxicas ao organismo fora do cérebro. Os cientistas começaram por analisar o tecido cerebral de indivíduos que morreram vítimas de Covid-19, tendo sido encontradas mais células mortas em doentes infetados.
Passando a experiências com células e animais, testaram a hipótese de como o vírus pode matar essas células endoteliais. E é aí que surge a teoria de que pode ocorrer a diminuição do fluxo sanguíneo para as regiões cerebrais, o que pode levar a que ocorrem problemas cognitivos ou aumentar o risco de doença neurodegenerativa.
Ainda assim, os investigadores acreditam que estes danos podem ser reversíveis, através da vacinação. "Tanto quanto sabemos, a vacinação protege-nos contra os danos vasculares, uma vez que o sistema imunológico atua contra o vírus no nosso sangue, de onde as células endoteliais estão infetadas", diz o neurocientista Jan Wenzel, co-autor do estudo.
Últimas notícias

Morre Enaldo Marques, líder da empresa Grafmarques e integrante de comitê do CRB
![[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória](https://img.7segundos.com.br/4VfLOQ1iCS1YicbUlVHzQAmYSUg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/f771wx4n-corretor-de-imoveis-cemiterio-1024x596.webp)
[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória

Operação da PF investiga contrato e apreende R$ 8 milhões em bens em municípios de AL

Influenciadora mexicana é morta ao vivo durante 'live' no Tiktok

Foragido da justiça por agredir ex-esposa é preso pela Polícia Civil, em Maceió

Serviço de emissão de Carteira de Identidade em domicílio é iniciado no município de São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
