Sertão

Família cobra justiça devido suspeita de assassinato de "Santinha" em São José da Tapera

Parentes apontam "amiga" como suspeita da morte de idosa de 64 anos

Por 7Segundos 09/11/2021 14h02
Família cobra justiça devido suspeita de assassinato de 'Santinha' em São José da Tapera
"Santinha" morreu em decorrência de traumatismo craniano - Foto: Reprodução

Com o resultado do laudo do Instituto Médico Legal, atestando que a aposentada Maria José dos Santos, 64, mais conhecida como "Santinha" morreu em decorrência de um traumatismo craniano, familiares da idosa cobram justiça e o avanço das investigações policiais. Eles acreditam que a idosa foi vítima de homicídio.

Santinha foi encontrada morta na sexta-feira (05), em uma residência na rua 15 de Novembro, Centro de São José da Tapera. Muito conhecida na cidade, a morte da idosa chocou a população. A proprietária da residência onde o corpo foi achado não teve o nome divulgado e está desaparecida desde então.

Em entrevista para a imprensa local, parentes explicaram que Santinha tinha um acordo com a proprietária da residência, que morava sozinha: para que a mulher não passasse a noite sem companhia, a idosa dormia todas as noites na casa dela. Durante o dia, Santinha ficava na casa da irmã. E foi justamente ela que percebeu que alguma coisa havia acontecido com a idosa, que não chegou no horário habitual para tomar café da manhã.

A irmã então telefonou para a dona da casa onde Santinha passava a noite, mas não obteve resposta. Parentes foram até a casa, que estava fechada, e então procuraram pelo filho da mulher, que inicialmente disse não saber o que estava acontecendo e até se prontificou em ajudar. Somente várias horas depois ele contou que Santinha havia morrido e que o corpo estava na casa da mãe dele. 

A partir daí os parentes de Santinha passaram a suspeitar de que o homem buscou ganhar tempo até que a mãe fugisse da cidade. "Soubemos que ele contou que a mãe dele teve uma discussão de madrugada com a nossa Santinha e a empurrou, de modo que ela bateu com a cabeça na cabeceira da cama e morreu. Mas achamos essa história muito estranha. O tempo todo ele sabia o que havia acontecido e nos iludiu, dando tempo para a mãe fugir", declarou um dos parentes, que pediu para não ter o nome divulgado, temendo retaliação.

De acordo com ele, antes do ocorrido a relação da idosa com a dona da casa aparentemente era boa. "A mulher morava sozinha e ela [Santinha] se prontificou a ajudar passando as noites lá. A gente nunca poderia suspeitar que algo assim pudesse acontecer, até porque Santinha era incapaz de oferecer risco a qualquer pessoa. Era uma senhora frágil e pequenininha, que gostava de ajudar as pessoas. A forma que ela morreu foi terrível e estamos achando que estão querendo abafar o caso", declarou.

O corpo de Santinha foi encontrado no chão ao lado da cama. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado inicialmente como "morte a esclarecer". A partir do laudo do IML apontando traumatismo craniano como causa da morte, a Polícia Civil deve dar continuidade no inquérito para investigar se houve homicídio.