Agreste

[Vídeos] Após temporal em Arapiraca, chuva de granizo assusta moradores em Tanque d’Arca

No município agrestino, ventania e pedriscos de gelo do tamanho de bolas de gude assustaram a população

Por 7Segundos 29/11/2021 12h12 - Atualizado em 29/11/2021 12h12
[Vídeos] Após temporal em Arapiraca, chuva de granizo assusta moradores em Tanque d’Arca
Chuva de granizo foi registrada no município de Tanque d'Arca - Foto: cortesia

Arapiraca não foi o único município onde as chuvas e ventos fortes assustaram os moradores na tarde de domingo (28). Há pouco menos de 40 quilômetros de distância, em Tanque d’Arca, a população foi surpreendida com chuva de granizo.

Os pedriscos de gelo chegaram ao tamanho de bolas de gude, mas apesar do susto, não há relatos de prejuízos provocados pelo granizo na cidade.

No município de Girau do Ponciano, moradores também registraram alagamentos provocados pelas fortes chuvas no sábado (27).

Em Arapiraca, a ventania e a chuva forte que durou aproximadamente uma hora no domingo provocou estragos tanto em áreas rurais como na zona urbana. Árvores e postes foram derrubados pelos fortes ventos. Na rodovia AL-220, há relatos que ao menos dois postes de alta tensão caíram sobre uma das pistas, obrigando os motoristas voltarem na contramão, e provocando o capotamento de um veículo, cujo motorista desviou para fora da pista ao evitar colidir de frente com outro carro.

Os motoristas que pegaram desvios por estradas vicinais também tiveram dificuldade de chegar à cidade. Houve registro de queda de árvores nos povoados Cangandu, Varginha, Riacho Seco e outros, comprometendo as vias de acesso.

Quedas de árvores também foram registradas na zona urbana de Arapiraca, como na Avenida Ceci Cunha, que ficou com trecho de uma das faixa intransitável. Ainda na cidade foram registradas queda de marquises, de telhados e ainda de uma caixa d’água em um dos cruzamentos da rua Estudante José de Oliveira Leite, além de alagamentos em vários pontos. O objeto ficou rolando na rua, causando risco aos condutores que trafegavam pelo local. No bairro Manoel Teles, um poste de energia foi atingido por um raio e pegou fogo.

A prefeitura de Arapiraca foi ágil em tomar providências para reparação dos danos. Ainda durante a chuva, a Defesa Civil já estava verificando os pontos críticos do município e horas depois já havia máquinas retirando as árvores caídas em vias públicas.