Hospital Regional de Arapiraca é pioneiro no tratamento de efluentes no país
A unidade hospitalar se torna a primeiro do Brasil a colocar em prática o sistema BioGill
O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho deu início a um processo pioneiro no tratamento de efluentes. O método, considerado um dos mais avançados do Mundo, utilizará de princípios biológicos da empresa australiana BioGill numa parceria inovadora com a empresa alagoana Bio-Essencial, responsável pela execução dos projetos envolvendo a tecnologia.
“O desafio é grande, mas reconhecemos como um passo fundamental para o trabalho do nosso Hospital, visando atender aos princípios internacionais de saúde ambiental. Ficamos felizes de encontrar essa logística aqui, com parceiros de nossa Arapiraca”, destacou o provedor do Hospital, Geraldo Magela.
Na prática, estão sendo instalados biorreatores de membranas (não-submergidos e não pressurizados) que usam tecnologia patenteada para o desenvolvimento da biomassa. “Vamos em busca de um ambiente mais saudável e isso é possível com o tratamento adequado das águas residuais, que poderá ser reutilizada”, explicou o diretor da empresa Essencial, Lenine Filho.
Com a aprovação do projeto, o Hospital Regional se torna o primeiro do Brasil a colocar em prática o sistema BioGill. “Importante destacar nesse contexto a visão e a responsabilidade ambiental do Hospital, principalmente em consonância aos objetivos da agenda 2030”, acrescentou.
O processo aplicado em Arapiraca utilizará de nanotecnologia, ciência que se dedica ao estudo da manipulação da matéria numa escala atómica e molecular lidando com estruturas entre 1 e 100 nanômetros.
O uso do sistema, segundo o gerente administrativo do Hospital, Sérgio Cavalcante, evita investimentos em métodos tradicionais para tratamento do esgoto, que acontecem sempre com riscos ao meio ambiente. “Acreditamos que essa decisão além de inovadora, é potencialmente importante para a sustentabilidade”, falou.
Para o diretor médico do HRNSBC, Ulisses Pereira, a iniciativa toma como base oferecer tecnologias avançadas também no suporte hospitalar. “Cuidar da saúde vai além de ter uma boa equipe de médicos e profissionais e de equipamentos cirúrgicos, o Hospital precisa de toda uma capacidade salubre de funcionamento”, comentou.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Fogo se alastra pelo clube BNB em Batalha e causa destruição
Agropecuarista denuncia prefeito por invasão armada e disparos
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
