Mundo

Papai Noel usa escada dos bombeiros para levar presentes a crianças com Covid no Peru

Mais de 100 crianças e adolescentes vão passar o natal internadas no hospital da capital peruana

Por France Presse 19/12/2021 13h01 - Atualizado em 19/12/2021 13h01
Papai Noel usa escada dos bombeiros para levar presentes a crianças com Covid no Peru
Papai Noel visita crianças doentes em caminhão de bombeiros no Peru - Foto: Reprodução/Vídeo

Na Vila Pan-americana de Lima, transformada em hospital de emergência, o Papai Noel entrega presentes de Natal a 126 crianças com Covid-19. Ao invés do tradicional trenó puxado por renas, o bom e rechonchudo velhinho chega a seus quartos usando uma escada dos bombeiros.

Em meio a um repique da pandemia no Peru, as crianças, surpresas, recebem com alegria a chegada antecipada do Papai Noel e se aproximam das janelas para receber seus presentes. Na vila, que hospedou os esportistas nos Jogos Pan-americanos de Lima em 2019, estão alojados atualmente cerca de 1.200 pacientes e mais de mil funcionários, incluindo 325 médicos e 354 enfermeiros.

"Fizemos uma saudação especial de incentivo pelo Natal a todas as famílias que vêm se recuperando pouco a pouco", diz à AFP o Papai Noel, encarnado pelo comediante Paul Suárez, de 44 anos.

Do alto da escala telescópica do caminhão dos bombeiros e usando uma máscara sobre sua barba branca, o Papai Noel chegou ao último dos 20 andares das torres de dormitórios, distribuindo presentes que tirava de um saco.

Enquanto isso, no nível do chão, cerca de 20 enfermeiras com jalecos brancos ou azuis e gorros natalinos dançavam ao som de canções de Natal.

Na vila estão internados 126 crianças e adolescentes. Seus sintomas são leves, mas estão ali porque seus pais também se infectaram com o vírus, que matou mais de 201 mil pessoas no Peru, um dos países mais castigados do mundo pela pandemia.

Duas das sete torres estão destinadas às crianças. As outras duas são ocupadas por pacientes adultos e funcionários do hospital.

'Vamos passar o Natal aqui'


"Estamos comemorando o Natal com as crianças, muitas vão passar as festas conosco porque estão contaminadas", diz à AFP a enfermeira-chefe Maritza Huapaya.

Desde 2020, mais de 47 mil pacientes passaram pelo hospital, incluindo 5 mil crianças, diz o diretor da vila, Juan Oriundo. Nenhum deles morreu.

Apenas os pacientes com sintomas leves são internados ali, pois os casos mais graves devem ir para outros hospitais com unidades de terapia intensiva e mais equipamentos.

A cidade olímpica fica no populoso distrito de Villa El Salvador, ao sul de Lima. Depois dos Pan-americanos, seus 1.096 apartamentos novos começaram a ser recondicionados para ser vendidos como residências, mas o projeto foi paralisado pela pandemia.

"Estou aqui porque toda a minha família se contaminou com a Covid. Vamos passar o Natal aqui", diz, resignado, Amador Alfaro, de 67 anos, que permanece internado com sua esposa, Leydi Pacaya, de 34 anos, e sua filha Soe, de 8.

Repique


O Peru enfrenta um repique da pandemia, que fez dobrarem os contágios e os óbitos no último mês. Diante disso, o governo proibiu as reuniões familiares e as festas de Natal e Ano Novo, e reforçou a campanha de vacinação, que alcança 72% da população-alvo.

Mas "há pessoas que não têm consciência de se vacinar. Nós temos casais internados porque não quiseram se vacinar", afirma a enfermeira Huapaya.

"Somos imensamente gratos porque [os médicos e as enfermeiras] fazem um trabalho excepcional, se dedicam a cuidar de nós e, ainda por cima, nos trazem esta alegria em meio a tanta tristeza", diz Doris Díaz, comerciante de 44 anos, que está internada com os dois filhos e a sogra.

O Peru acumula mais de dois milhões de casos de Covid-19 e mais de 201 mil mortos, inclusive pelo menos 1.080 crianças, segundo as autoridades sanitárias. Entre os mortos, há 551 médicos.

Apesar do repique, os encarregados do hospital esperam que no Natal de 2022 a pandemia seja coisa do passado e a vila tenha finalmente se tornado um condomínio.