Brasil

Vídeo de chá revelação do filho de casal homoafetivo em Goiás viraliza

Weder e Dieuler, de Anápolis (GO), estão esperando o primeiro filho, gerido por uma barriga solidária

Por Metrópoles 22/12/2021 11h11 - Atualizado em 22/12/2021 11h11
Vídeo de chá revelação do filho de casal homoafetivo em Goiás viraliza
Chá revelação - Foto: Reprodução

Goiânia – O chá revelação do primeiro filho de um casal homoafetivo de Anápolis (GO), a 55 km da capital, viralizou nas redes sociais e chamou a atenção pela emoção que tomou conta de todos que estavam presentes. Weder Eustáquio, de 38 anos, e Dieuler Ângelo, de 35, vão, finalmente, realizar o grande sonho de terem um filho, após 20 anos de relacionamento.

O casal espera um menino, que já tem nome. Ele se chamará José Antônio e está sendo gerido em uma barriga solidária. No vídeo, a voz de Weder narra como foi para ele e o marido conseguirem efetivar o grande desejo e a importância disso para um casal homossexual.

“Há quase 20 anos, quando nos conhecemos, prometemos muitas coisas um para o outro. Eram muitos sonhos. A gente queria o mundo. Pensa, 20 anos atrás um casal homoafetivo se prometendo casar e ter filhos. Era algo tão distante de nós, tão improvável”, expressa Weder.

O vídeo do chá revelação, que ocorreu no dia 5/12, foi publicado no Instagram e no Tik Tok, nos perfis de Weder e Dieuler. Uma das publicações já se aproxima de 2 milhões de visualizações.

Barriga solidária

Uma amiga do casal é quem está gerindo o bebê. Ela se comoveu com a história, após tomar conhecimento do grande sonho dos amigos, e se ofereceu para ser a barriga solidária.

Ela está no quarto mês de gestação. O nome da criança – José Antônio – foi escolhido para homenagear o pai de Weder e, também, o avô de Dieuler. A gestante e o bebê estão saudáveis e tem sido uma gestação tranquila.
Para chegar até esse ponto, no entanto, o casal enfrentou muitos obstáculos. Eles se casaram em 2018. Desde, então, começaram a avaliar qual seria a melhor forma de terem um filho. Primeiro, tentaram adotar uma criança, mas desistiram quando se depararam com a burocracia.

Com o tempo, ao estudarem sobre os trâmites necessários para se ter uma barriga solidária, descobriram que a mulher precisaria ter algum parentesco ou relação com eles.

A oferta da amiga surgiu como um solução para o caso, mas eles tiveram que registrar um processo junto ao Conselho Regional de Medicina. Demorou um ano para o procedimento ser autorizado.

Segunda tentativa de fertilização

Em 2019, o casal conseguiu o primeiro óvulo para fertilização, mas a amiga acabou sofrendo um aborto espontâneo. A gravidez atual é a segunda tentativa de fertilização.

O filho de Weder e Dieuler deve nascer no início de junho do próximo ano. “O sonho mais improvável daqueles dois adolescentes dos anos 2000 está se tornando realidade”, escreveu Weder na legenda de uma das publicações que ele fez no Instagram.