Arapiraca

Principal praça do bairro Canafístula e Arapiraquinha são revitalizadas e entregues à população

O prédio da Biblioteca Arapiraquinha foi totalmente reconstruído, modernizado e ampliado

Por 7Segundos com Assessoria 24/12/2021 15h03
Principal praça do bairro Canafístula e Arapiraquinha são revitalizadas e entregues à população
Em noite festiva, prefeito Luciano entrega Biblioteca Digital Arapiraquinha e moderna praça em Canafístula - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Os moradores do tradicional bairro de Canafístula, em Arapiraca, ganharam dois importantes espaços de educação, cultura e lazer, na noite desta quinta-feira (23), com a entrega da Biblioteca Digital Arapiraquinha Professora Maria Magdalena Filha e a Praça Higino Vital totalmente revitalizadas e ampliadas.

A noite festiva teve apresentações do Grupo de Coco-de-Roda Coroca, Pastoril Estrela Renascente e Guerreiro Asa Branca, que são patrimônio artístico e cultural da comunidade.

O prédio da Biblioteca Arapiraquinha foi totalmente reconstruído, modernizado e ampliado. Toda cobertura foi refeita, bem como o piso, redes elétrica, hidráulica, banheiros, sala de informática, brinquedoteca, acervo literário e uma nova concepção arquitetônica e pedagógica para atender mais de duas mil crianças do bairro.

Já a Praça Higino Vital recebeu novo piso com mosaicos artísticos, bancos de madeira revestidos, escadarias, corrimão, nova acessibilidade, arborização e potente iluminação com lâmpadas em LED, entre outras importantes benfeitorias para acolher as famílias em um aconchegante espaço de convívio urbano.

Além do prefeito Luciano Barbosa, a solenidade de entrega dos dois espaços também contou com a presença dos secretários de Cultura, Wellington Magalhães; de Educação, Ivana Carla; de Infraestrutura, Roany Izidoro; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Ângelo; de Governo, Yale Fernandes; de Articulação Política, José de Macêdo; chefe de Gabinete, Josivan Vital, coordenadora de Comunicação, jornalista Mônica Nunes, e do secretário-executivo de Governo, Vytor Ferro.

Também participam do evento, os vereadores Fábio Henrique, Adriano Targino, Vicente do Remédio, Doutora Fanny, Bicudo, a diretora da Escola Municipal Domingos Lopes, professora Elane, e a professora Maria Magdalena Filha, que dá o nome para a Biblioteca Digital Arapiraquinha, em Canafístula.

Bastante emocionada, Maria Magdalena Filha revelou que, nos seus 86 anos de vida, os moradores de Canafístula jamais imaginaram receber uma praça tão bonita. “Estou muito orgulhosa em ter o meu nome nesse espaço. Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, secretário Wellington, grupo de jovens, a Consuelo e a todos que ajudaram a construir essa linda obra”, destacou.

O prefeito Luciano Barbosa, em sua fala, enalteceu a importância do momento para sua gestão. “Estamos felizes em possibilitar um espaço acessível para os livros, leitura, pesquisas aos nossos jovens. Por meio da educação podemos corrigir as distorções sociais e oportunizar igualdades de condições para as pessoas, sobretudo aquelas das camadas mais pobres, além de promovermos a cultura e ajudarmos a preservar a história e a memória desse importante bairro e de nossa cidade”, afirmou.