HE do Agreste encerra curso de atendimento humanizado e acolhedor
O curso teve certificado de 60 horas e foi conduzido de maneira híbrida, por meio de aulas presenciais e on-line
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) encerrou as atividades com a última aula e celebração do sucesso do curso “Comunicação para um Atendimento Humanizado e Acolhedor”. O curso teve certificado de 60 horas e foi conduzido de maneira híbrida, por meio de aulas presenciais e on-line.
O NEP, com autorização da gerência-geral, seguiu a proposta de continuar abrindo as portas dos cursos para profissionais da saúde de outras instituições.
“A humanização no atendimento, o acolhimento são marcas registradas no Hospital de Emergência do Agreste. E cursos como este mostram como o serviço é diferenciado e consegue ainda interagir e qualificar os nossos servidores e profissionais de outras instituições, ofertando vagas e cursos que podem colaborar ainda mais com a sociedade”, ressaltou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.
Os módulos oferecidos trataram de Relações interpessoais, Excelência no atendimento, Princípios básico do atendimento à pessoa com deficiência, Introdução a Libras, Comunicação e alta performance, Humanização na saúde, Ética profissional, Comunicação verbal, não- verbal, Postura e Linguagem corporal.
Tomaram à frente das atividades profissionais conceituados em suas áreas de atuação Lucineide Santos (Analista e treinadora comportamental e coach integral sistêmico), psicólogo Ilton Filho (Excelência no Atendimento), enfermeira Cléia Nobre e o professor de Libras, Edson Lima.
Além disso, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Suped), o curso também ofereceu módulos ministrados pelo médico Jean Rafael, Sandra Barros e a responsável técnica do curso, Marta Santana.
“Foram mais de 95% de presença do público na finalização do curso. É uma prova de que conseguimos conquistar os profissionais, que mesmo com as agendas cheias, confiaram e continuaram se dispondo a vir presencialmente ao auditório do hospital e ainda acompanhar as aulas via on-line. Acertamos, mais uma vez, na proposta”, afirmou Marta Santana, responsável técnica pelo curso.
“A inclusão é um dos pilares do Sistema Único de Saúde. Pensamos em todos os aspectos para chamar a atenção da turma e ter excelência na rotina das aulas. Nada melhor que terminar o curso, o ano de 2021 com uma presença em massa dos alunos. Assim a gente sabe que pode fazer a diferença lá fora, no atendimento aos usuários e aos familiares”, relata o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP.
“Seu” Valter Rodrigues, motorista de ambulância, se sentiu valorizado ao participar do curso. Foto: Tony Medeiros/assessoria
Valter Rodrigues, motorista de ambulância no HE do Agreste, fez questão de salientar que se sentiu, novamente, valorizado pela gestão do hospital. “Ter acesso a este conteúdo foi maravilhoso para mim. Conhecer novos assuntos muda a vida da gente e torna o atendimento mais acolhedor, mais dinâmico e atencioso”, completou Valter.
Para a enfermeira Gisela Luiza Santos, coordenadora do Centro Cirúrgico do HE do Agreste, o curso chamou a atenção pela programação. “Quando vi que era sobre acolhimento, comunicação e humanização fiquei empolgada em participar. Por mais experiência que se tenha, estudar amplia a nossa maneira de ver e sentir o mundo. Soma ao dia a dia, e sempre chama a atenção para o respeito ao próximo e como podemos observar as pessoas, sejam os colegas profissionais e os pacientes, familiares”, considerou Gisela.
Já que as portas do hospital foram abertas para a participação de profissionais de outras instituições participarem do curso, Maynna Oliveira não perdeu tempo. Assistente social no Sesc Arapiraca, ela não só se matriculou como cumpriu a carga horária das aulas, para levar ao público do Sesc o conhecimento adquirido no HE do Agreste.
“Foi muito importante participar deste curso porque agregou à minha experiência profissional e ao meu mundo pessoal. Tratar sobre acolhimento, Libras, saúde mental, foi maravilhoso”, comemorou Maynna.
Durante o ano de 2021, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Emergência do Agreste, realizou palestras, cursos, capacitações e atividades que foram acompanhadas por mais de mil profissionais do próprio hospital e de outras instituições.
“Mais uma vez o NEP está de parabéns pela maneira como conduziu os trabalhos durante um ano tão complicado e, mesmo assim, conseguiu trazer conteúdo valorizando os profissionais, com nomes de gabarito no mercado, e ter uma aceitação acima da média. Em 2022 vamos continuar trabalhando seguindo estes critérios para ajudar a fortalecer psicologicamente as equipes e multiplicar este conhecimento”, anunciou Bárbara Albuquerque.
O curso foi finalizado com um café da manhã que contou com a participação dos alunos e da comissão organizadora.