Prefeito e vice de Craíbas têm prestação de contas reprovadas pelo TRE e podem se tornar inelegíveis
A desaprovação de contas eleitorais podem tornar os candidatos inelegíveis de acordo com a Lei de Inelegibilidade

O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira (PP), e o vice-prefeito, Sebastião Barbosa (DEM), tiveram a prestação de contas das Eleições de 2020 reprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER-AL) e poderão se tornar inelegíveis, de acordo com a Lei 64/1990, artigo 1, inciso J.
Segundo o TER de Alagoas foram constatadas irregularidades, alegação recursal de indevido aprofundamento de diligências em prestação de contas simplificadas; argumento desprovido de amparo normativo; permanência de falhas comprometedoras da confiabilidade das contas apresentadas; recurso conhecido e desprovido e a manutenção da sentença de desaprovação das contas, segundo ementa e o voto do relator, desembargador Hermann de Almeida Melo.
O recurso interposto pelo prefeito Teófilo Pereira e pelo vice-prefeito Sebastião Barbosa foi proferido pelo juiz da 31ª Zona Eleitoral, que desaprovou as contas relativas à campanha eleitoral de 2020.
Irregularidades
Na sentença consta que houve omissão de receitas e despesas pelo candidato em sua prestação de contas. Foram registrados nos autos do processo que foram detectadas postagens com farto material gráfico, confeccionado e publicado pelo candidato no seu Instagram, mas que não constam na devida prestação de contas.
Como também a confecção de “jingles” com a contratação de profissional correspondente, mas que também não consta na prestação de contas. Além de postagens onde há uso de locutor de eventos, porém sem a devida informação divulgada ao TRE.
Dentre as irregularidades da campanha municipal de 2020 de Craíbas, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas constatou ainda o uso de um veículo Caminhão Ford, de placa MUN-5153, de cor vermelha, em carreatas, sem que tenha havido a comprovação de cessão de uso e nem a declaração na prestação de contas apresentada pelos candidatos.
E por fim, o TRE detectou a confecção de bandeiras, como item de propaganda eleitoral, mas também sem a declaração das receitas e despesas na prestação de contas.
Diante dessas irregularidades, o TER de Alagoas considerou que os esclarecimentos dos prestadores de campanha não foram convincentes e que o lançamento de gastos não foi suficiente pelo que foi demonstrado nas redes sociais do prefeito e do vice-prefeito de Craíbas.
Veja o relatório completo do TRE aqui.
Últimas notícias

Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação

Operação identifica envio de droga sintética para AL através dos Correios; veja como funcionava esquema
Arthur Lira mantém controle da federação União Progressista em AL através de Ciro Nogueira
Renan Calheiros e Davi Filho podem disputar o Senado em 2026 na mesma chapa

Polícia Civil investiga assassinato de jovem em Matriz de Camaragibe

Comissão de delegados investiga caso de adolescente morto pela PM em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
