Prefeito e vice de Craíbas têm prestação de contas reprovadas pelo TRE e podem se tornar inelegíveis
A desaprovação de contas eleitorais podem tornar os candidatos inelegíveis de acordo com a Lei de Inelegibilidade
O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira (PP), e o vice-prefeito, Sebastião Barbosa (DEM), tiveram a prestação de contas das Eleições de 2020 reprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER-AL) e poderão se tornar inelegíveis, de acordo com a Lei 64/1990, artigo 1, inciso J.
Segundo o TER de Alagoas foram constatadas irregularidades, alegação recursal de indevido aprofundamento de diligências em prestação de contas simplificadas; argumento desprovido de amparo normativo; permanência de falhas comprometedoras da confiabilidade das contas apresentadas; recurso conhecido e desprovido e a manutenção da sentença de desaprovação das contas, segundo ementa e o voto do relator, desembargador Hermann de Almeida Melo.
O recurso interposto pelo prefeito Teófilo Pereira e pelo vice-prefeito Sebastião Barbosa foi proferido pelo juiz da 31ª Zona Eleitoral, que desaprovou as contas relativas à campanha eleitoral de 2020.
Irregularidades
Na sentença consta que houve omissão de receitas e despesas pelo candidato em sua prestação de contas. Foram registrados nos autos do processo que foram detectadas postagens com farto material gráfico, confeccionado e publicado pelo candidato no seu Instagram, mas que não constam na devida prestação de contas.
Como também a confecção de “jingles” com a contratação de profissional correspondente, mas que também não consta na prestação de contas. Além de postagens onde há uso de locutor de eventos, porém sem a devida informação divulgada ao TRE.
Dentre as irregularidades da campanha municipal de 2020 de Craíbas, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas constatou ainda o uso de um veículo Caminhão Ford, de placa MUN-5153, de cor vermelha, em carreatas, sem que tenha havido a comprovação de cessão de uso e nem a declaração na prestação de contas apresentada pelos candidatos.
E por fim, o TRE detectou a confecção de bandeiras, como item de propaganda eleitoral, mas também sem a declaração das receitas e despesas na prestação de contas.
Diante dessas irregularidades, o TER de Alagoas considerou que os esclarecimentos dos prestadores de campanha não foram convincentes e que o lançamento de gastos não foi suficiente pelo que foi demonstrado nas redes sociais do prefeito e do vice-prefeito de Craíbas.
Veja o relatório completo do TRE aqui.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
