Vítima da Ômicron morreu na UTI cinco dias após caso ser notificado
Homem de 68 anos foi identificado a partir de uma investigação de surto da Covid-19
A primeira vítima oficial da Ômicron no Brasil morreu apenas cinco dias depois de ter o caso notificado pela Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, em Goiás.
De acordo com informações obtidas pela CNN, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do município, onde o caso foi registrado, informou ao Ministério da Saúde que durante uma investigação de surto da Covid-19 em uma instituição de longa permanência, no dia 22 de dezembro do ano passado, um dos internos foi encaminhado para atendimento na emergência.
Dias depois, a vítima foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi transferida para uma vaga na UTI no hospital municipal de Aparecida de Goiânia, mas veio a óbito no dia 27 de dezembro.
De acordo com as informações repassadas pelas autoridades de saúde locais ao governo federal, a vítima é um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e também de hipertensão arterial. Os sintomas tiveram início no dia 20 de dezembro com quadro de tosse, falta de ar e desconforto respiratório.
O homem estava com a imunização contra a Covid-19 completa, de acordo com os dados registrados pelo Ministério da Saúde e obtidos pela CNN. Ele havia recebido doses de vacina da Coronavac e o reforço da Pfizer. Mas os problemas de saúde pré-estabelecidos agravaram a situação.
O paciente foi transferido do abrigo para a UPA Brasicon pelo SAMU, no dia 24 de dezembro, onde foi internado em estado grave. Ele apresentava desidratação, pressão baixa e má oxigenação.
Diante da gravidade do quadro de saúde, foi identificada necessidade de internação em uma UTI. A vaga foi liberada no dia seguinte, em 25 de dezembro.
Porém, de acordo com os dados médicos, optou-se por aguardar melhora na ventilação para realizar a transferência com mais segurança. A transferência ocorreu no dia 26, quando foi coletada amostra para exame de PCR. A morte foi registrada na madrugada do dia 27, às 1h31, motivada por choque séptico.
Nesta quinta-feira (6), o resultado do sequenciamento genético, com base no exame PCR, detectou a Ômicron, do coronavírus, sendo essa a primeira morte pela cepa registrada no Brasil.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
