Prefeitos do interior de Alagoas participam de eleição de diretoria de consórcio para cessão do saneamento básico
Na abertura da reunião, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), falou da característica peculiar do bloco em comparação com os blocos A, B e C
A concessão dos serviços públicos de saneamento básico foi tema central, mais uma vez, de encontro de prefeitos e prefeitas do interior de Alagoas na cidade de Arapiraca.
Mais de 20 gestores e gestoras de várias regiões do estado estiveram reunidos, na manhã e início da tarde desta sexta-feira (14), cidade de Arapiraca, para eleger a primeira diretoria do consórcio para cessão dos serviços do saneamento nos municípios.
O colegiado representa o segundo maior bloco de concessão de água em Alagoas, com quase mais de um milhão de habitantes, ficando atrás apenas do bloco A, da Região Metropolitana de Maceió.
A proposta dos prefeitos e prefeitas visa juntar esforços e novos estudos técnicos, para ter uma concorrência financeira atrativa em leilão, com valores justos nas contas de água e faixas amplas de tarifas sociais para a população.
Na abertura da reunião, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), falou da característica peculiar do bloco em comparação com os blocos A, B e C.
“Essa formação de bloco é eminentemente uma questão técnica e não política. Estamos aprendendo com as experiências das outras cidades e aprimorando nossos estudos para termos um leilão atrativo, com segurança jurídica e tarifa justa de água e dos serviços para a população”, afirmou.
Ainda durante o evento, a secretária de Serviços Públicos de Arapiraca, a engenheira civil Caroline Valeriano, apresentou aos prefeitos e prefeitas os estudos realizados no município.
Com 249 mil habitantes, o município tem 30 mil residentes na área rural. O levantamento técnico mostra que 93% dos moradores de Arapiraca já contam com os serviços de abastecimento de água.
A segunda maior cidade de Alagoas conta com duas bacias hidrográficas, as do Riachos Piauí e Perucaba. “Nosso estudo foca no controle de perdas, melhorias dos dois atuais sistemas de abastecimento, controle de qualidade dos serviços e tarifas justas”, acrescentou.
Após a apresentação dos dados de Arapiraca, os prefeitos e prefeitas ouviram e debateram propostas com a assessoria dos advogados Fábio Gomes, Helder Lima e Victor Carvalho, que também é procurador-geral do município de Arapiraca.
A deputada estadual Ângela Garrote participou da reunião, juntamente com os gestores e gestoras municipais, que elegeram a diretoria da comissão que vai gerir o consórcio.
O prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, foi eleito presidente do colegiado, que também é formado pelos prefeitos de Coruripe, Marcelo Beltrão; de Girau do Ponciano, David Barros; de Olho d’Água das Flores, José Luiz, e de Minador do Negrão, Josias Aprígio.
Com a formação do colegiado, os prefeitos e prefeitas assinaram o Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação pactuada do grupo e fazer avançar a articulação com outros entes municipais, estaduais e federais para a cessão dos serviços de saneamento básico nos 20 municípios.