Saúde

[Vídeos] Branco e roxo se unem para um janeiro de prevenção à saúde mental e à hanseníase em Arapiraca

Os serviços de prevenção à saúde mental, emocional e à hanseníase estão ampliados à população por meio de uma rede de apoio montada pela Prefeitura de Arapiraca

Por 7Segundos 22/01/2022 16h04
[Vídeos] Branco e roxo se unem para um janeiro de prevenção à saúde mental e à hanseníase em Arapiraca
Campanhas sobre Janeiro Branco e Roxo ganham adesão de servidores e assistência à população de Arapiraca - Foto: Cortesia / Cledja Almeida

Ansiedade, estresse, relacionamentos conflitantes, assédio moral no trabalho, bullying na escola, horas nas redes sociais e sono sem qualidade são situações que contribuem para uma vida sem saúde mental e emocionalmente equilibrada.

Para prevenir e ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável foi criada a campanha Janeiro Branco em 2014 por psicólogos em Minas Gerais e difundida em todo o país. O Ministério da Saúde (MS) também oficializou o mês de janeiro ao combate à Hanseníase e escolheu a cor roxa para a prevenção a esta doença, que ainda é um problema de saúde pública.

Arapiraca, no Agreste do Estado, é referência à prevenção e aos cuidados da saúde mental e emocional, e à prevenção da hanseníase, com assistência à população por meio de uma rede de apoio com profissionais capacitados da Prefeitura de Arapiraca, que estão fazendo ações voltadas para a qualidade de vida, durante todos os meses do ano, porém, com ênfase neste mês de janeiro.


A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca (Raps), Cledja Almeida, tem se dedicado a multiplicar as ações da saúde mental e emocional para a população arapiraquense, abrindo as portas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para o acolhimento à população que precisar de ajuda profissional.

A prefeitura também disponibiliza um ambulatório de Saúde Mental, no CRIA (Centro de Referência Integrado de Arapiraca), no bairro Santa Edwiges. Assim como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para transtorno mental e o CAPS AD, para álcool e drogas. Cledja Almeida também destaca o trabalho voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem contribuído de forma incisiva no bem-estar das pessoas pelo atendimento gratuito pelo telefone 188.

“Não temos o hábito para falar das nossas emoções e, muito menos, do que nos aflige, e por isso adoecemos mentalmente e temos percebido o aumento do número de pessoas com essas características e por isso contamos com a rede de apoio para ajudarmos a quem precisa”, ressaltou Cledja Almeida.


A conscientização para uma qualidade de vida começa dentro de casa com os servidores da prefeitura sobre a importância da saúde mental. “Precisamos cuidar do corpo e da mente, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar a gratidão para revigorar o equilíbrio mental e emocional”, destacou Cledja Almeida, que ressalta também o uso da tecnologia e as redes sociais de forma benéfica.

A campanha de prevenção tem o apoio do programa Promoção à Saúde e outras redes de apoio da prefeitura para incentivar os servidores e a população em geral a cuidar das emoções e a se prevenir de doenças como a hanseníase.

Assista ao vídeo sobre os cuidados com a saúde mental e emocional:

Janeiro Roxo

A dedicação à prevenção à hanseníase ganhou força com a ajuda das ações do Janeiro Branco. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias de Amorim, tem promovido ações de prevenção à doença e incentivo ao tratamento precoce e a cura da hanseníase.

“Hanseníase tem cura e depois do período crucial da pandemia da Covid-19, estamos voltando para intensificar os cuidados da doença, que teve um aumento aqui em Arapiraca, principalmente nos homens de 30 a 49 anos de idade, que só procuram um médico ou ajuda quando a doença já está avançada”, alerta Graciliane Farias.


A secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, incentiva as ações das campnhas nas secretarias e na assistência à população. A coordenadora frisa que a hanseníase por ser uma doença infecciosa, transmissível e crônica, atinge pessoas de qualquer sexo e idade, e quando não tratada é passível de causar deformidades e incapacidades físicas. 

“Precisamos ficar atentos aos sintomas nas áreas da pele ou manchas esbranquiçadas, formigamento nos braços e pernas, que evoluem para dormência, entre outros fatores”, alertou Graciliane Farias.

Veja, abaixo, o vídeo sobre a prevenção à hanseníase: