[Vídeos] Branco e roxo se unem para um janeiro de prevenção à saúde mental e à hanseníase em Arapiraca
Os serviços de prevenção à saúde mental, emocional e à hanseníase estão ampliados à população por meio de uma rede de apoio montada pela Prefeitura de Arapiraca
![[Vídeos] Branco e roxo se unem para um janeiro de prevenção à saúde mental e à hanseníase em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/kwBjWH3j0VYaK8X7jHEocYJ_ny8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9fe10187-0d8c-4a2e-8669-55c9271527c9.jpg)
Ansiedade, estresse, relacionamentos conflitantes, assédio moral no trabalho, bullying na escola, horas nas redes sociais e sono sem qualidade são situações que contribuem para uma vida sem saúde mental e emocionalmente equilibrada.
Para prevenir e ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável foi criada a campanha Janeiro Branco em 2014 por psicólogos em Minas Gerais e difundida em todo o país. O Ministério da Saúde (MS) também oficializou o mês de janeiro ao combate à Hanseníase e escolheu a cor roxa para a prevenção a esta doença, que ainda é um problema de saúde pública.
Arapiraca, no Agreste do Estado, é referência à prevenção e aos cuidados da saúde mental e emocional, e à prevenção da hanseníase, com assistência à população por meio de uma rede de apoio com profissionais capacitados da Prefeitura de Arapiraca, que estão fazendo ações voltadas para a qualidade de vida, durante todos os meses do ano, porém, com ênfase neste mês de janeiro.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca (Raps), Cledja Almeida, tem se dedicado a multiplicar as ações da saúde mental e emocional para a população arapiraquense, abrindo as portas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para o acolhimento à população que precisar de ajuda profissional.
A prefeitura também disponibiliza um ambulatório de Saúde Mental, no CRIA (Centro de Referência Integrado de Arapiraca), no bairro Santa Edwiges. Assim como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para transtorno mental e o CAPS AD, para álcool e drogas. Cledja Almeida também destaca o trabalho voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem contribuído de forma incisiva no bem-estar das pessoas pelo atendimento gratuito pelo telefone 188.
“Não temos o hábito para falar das nossas emoções e, muito menos, do que nos aflige, e por isso adoecemos mentalmente e temos percebido o aumento do número de pessoas com essas características e por isso contamos com a rede de apoio para ajudarmos a quem precisa”, ressaltou Cledja Almeida.

A conscientização para uma qualidade de vida começa dentro de casa com os servidores da prefeitura sobre a importância da saúde mental. “Precisamos cuidar do corpo e da mente, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar a gratidão para revigorar o equilíbrio mental e emocional”, destacou Cledja Almeida, que ressalta também o uso da tecnologia e as redes sociais de forma benéfica.
A campanha de prevenção tem o apoio do programa Promoção à Saúde e outras redes de apoio da prefeitura para incentivar os servidores e a população em geral a cuidar das emoções e a se prevenir de doenças como a hanseníase.
Assista ao vídeo sobre os cuidados com a saúde mental e emocional:
Janeiro Roxo
A dedicação à prevenção à hanseníase ganhou força com a ajuda das ações do Janeiro Branco. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias de Amorim, tem promovido ações de prevenção à doença e incentivo ao tratamento precoce e a cura da hanseníase.
“Hanseníase tem cura e depois do período crucial da pandemia da Covid-19, estamos voltando para intensificar os cuidados da doença, que teve um aumento aqui em Arapiraca, principalmente nos homens de 30 a 49 anos de idade, que só procuram um médico ou ajuda quando a doença já está avançada”, alerta Graciliane Farias.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, incentiva as ações das campnhas nas secretarias e na assistência à população. A coordenadora frisa que a hanseníase por ser uma doença infecciosa, transmissível e crônica, atinge pessoas de qualquer sexo e idade, e quando não tratada é passível de causar deformidades e incapacidades físicas.
“Precisamos ficar atentos aos sintomas nas áreas da pele ou manchas esbranquiçadas, formigamento nos braços e pernas, que evoluem para dormência, entre outros fatores”, alertou Graciliane Farias.
Veja, abaixo, o vídeo sobre a prevenção à hanseníase:
Últimas notícias

Fórum com participação do MPAL debate violência nas escolas e melhorias nas creches “Gigantinhos”

Leonardo Dias critica manutenção de ICMS sobre a cesta básica e aumento de 'taxa das blusinhas'

Clientes se aglomeram em porta de loja em shopping de Arapiraca após anúncio de super queima de estoque

Feirinha do Quintal fortalece revitalização cultural no Jaraguá neste domingo (6)

Saúde abre inscrições para oficina de aconselhamento, prevenção combinada e teste rápido
Profissionais da saúde recebem treinamento sobre exame de detecção da tuberculose
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
