Meio ambiente

Vazão de 4mil m³/s será mantida até o final do mês em Xingó

Decisão da ANA vale também para Sobradinho e foi tomada devido às fortes chuvas em MG

Por 7Segundos 09/02/2022 16h04
Vazão de 4mil m³/s será mantida até o final do mês em Xingó
Usina Hidrelétrica de XIngó-AL - Foto: Reprodução/internet

Até o dia 28 de fevereiro, a vazão do rio São Francisco deve ser mantida em de 4 mil metros cúbicos por segundo ( m³/s) nos reservatórios de Xingó e Sobradinho. A decisão é da Agência Nacional de Águas (ANA), feita durante reunião na sala de crise, na terça (08).

O órgão decidiu manter o volume de vazão, em acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em decorrência da cheia no rio, provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

O aumento na vazão nos reservatórios de Xingó e Sobradinho durante o período de verão é uma situação incomum. Em anos anteriores, neste mesmo período, era esperada uma vazão na faixa de 800 metros cúbicos por segundo. Mas, em 2022, no período de 12 a 24 de janeiro, as vazões foram aumentadas de mil m³/s para 4 mil m³/s.

Em nota, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) mantém a orientação para que a população ribeirinha mantenha as margens do rio desocupadas.

“Chamamos a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Nesse sentido, pedimos o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município. Nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas”, informou.