Vazão de 4mil m³/s será mantida até o final do mês em Xingó
Decisão da ANA vale também para Sobradinho e foi tomada devido às fortes chuvas em MG
Até o dia 28 de fevereiro, a vazão do rio São Francisco deve ser mantida em de 4 mil metros cúbicos por segundo ( m³/s) nos reservatórios de Xingó e Sobradinho. A decisão é da Agência Nacional de Águas (ANA), feita durante reunião na sala de crise, na terça (08).
O órgão decidiu manter o volume de vazão, em acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em decorrência da cheia no rio, provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.
O aumento na vazão nos reservatórios de Xingó e Sobradinho durante o período de verão é uma situação incomum. Em anos anteriores, neste mesmo período, era esperada uma vazão na faixa de 800 metros cúbicos por segundo. Mas, em 2022, no período de 12 a 24 de janeiro, as vazões foram aumentadas de mil m³/s para 4 mil m³/s.
Em nota, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) mantém a orientação para que a população ribeirinha mantenha as margens do rio desocupadas.
“Chamamos a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Nesse sentido, pedimos o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município. Nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas”, informou.
Últimas notícias
PM retira e detém alunos em prédio da USP após ocupação relâmpago
iPhones 17: carga apreendida pela Receita custa cerca de R$ 250 mil
MG: bombeiros controlam incêndio em apartamento e salvam moradora
De CG 160: Maceioense percorre mais de 5 mil km e chega ao Chile de moto
Respeito às tradições: Exposição Mestres da Sanfona estreia na Casa da Cultura nesta terça-feira (9)
Bolsonaro pede a Moraes autorização para receber nora e netas em casa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
