Serviços surpreendem e devem tirar Brasil da recessão técnica
Prévia do Banco Central e analistas apontam para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no último trimestre do ano passado
O desempenho positivo do setor de serviços, responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, no mês de dezembro surpreendeu os analistas do mercado financeiro e pode ter sido decisivo para a economia nacional no último trimestre do ano passado.
Caso o resultado dos três últimos meses de 2021 seja positivo, na comparação com o trimestre compreendido entre julho e setembro, a economia brasileira abandonará a recessão técnica, status dado para dois encolhimentos trimestrais consecutivos.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor com mais peso no PIB brasileiro saltou 10,9% no ano passado, com uma alta de 0,4% no último trimestre, ante os três meses anteriores.
No mesmo período, a indústria apresentou estabilidade (0%) e o comércio encolheu 2,1%. Ainda assim, especialistas ouvidos pelo R7 avaliam que os dados devem ser insuficientes para impedir a saída do Brasil da recessão técnica nos números oficiais a serem anunciados no dia 4 de março.
“Temos perspectiva de que o PIB irá avançar 0,2% no último trimestre do ano passado, o que afasta a possibilidade de recessão técnica no período”, afirma Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
A perspectiva de crescimento do PIB no quarto trimestre de 2021 é a mesma partilhada por Rachel de Sá, chefe de economia da Rico. "A gente esperava uma alta de 0,2% e passamos a ver um crescimento de 0,3% no PIB do quarto trimestre", destaca ela ao citar o desempenho acima do esperado do setor de serviços.
As percepções de que a economia brasileira abandonou o rótulo da recessão técnica antes da entrada de 2022 também foram sinalizadas pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica). O indicador, conhecido por indicar uma “prévia do PIB”, aponta para um crescimento econômico de 0,1% nos últimos três meses do ano passado.
Ainda que sejam coletados a partir de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador do BC (Banco Central) não é garantia do resultado positivo. No terceiro trimestre de 2021, a economia brasileira recuou 0,1% e o IBC-Br indicou uma queda similar, de 0,14%.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
