Geral

Prefeitura de Arapiraca realiza primeira triagem para castração gratuita de animais

A primeira comunidade que vai receber a iniciativa é o bairro Nova Esperança

Por 7Segundos com assessoria 08/03/2022 10h10 - Atualizado em 08/03/2022 10h10
Prefeitura de Arapiraca realiza primeira triagem para castração gratuita de animais
Programa Meu Amigo Pet - Foto: Assessoria

O castramóvel do programa Meu Amigo Pet, promovido pela Prefeitura de Arapiraca,vai começar a rodar os bairros de Arapiraca, promovendo a castração de animais tutelados por famílias de baixa renda.

A primeira comunidade que vai receber a iniciativa é o bairro Nova Esperança. Neste sábado, moradores poderão participar da triagem, que vai acontecer na quadra da Escola de Ensino Fundamental Zélia Barbosa Rocha, localizada na rua Djalma Mateus Santana, das 8h às 16h. Também poderão participar da triagem os cães tutelados por moradores dos bairros Boa Vista e Verdes Campos.

O programa Meu Amigo Pet está ligado as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e de Saúde, mas é coordenado pela Secretaria-Executiva.

O Prefeito Luciano Barbosa é um entusiasta da iniciativa, que está diretamente ligada com a saúde pública da população, tendo em vista que a castração de animais diminui o abandono e, consequentemente, o número de cães e gatos em situação de rua.

“É fundamental pensar a saúde pública de forma ampliada. O castramóvel é um novo instrumento que vai ampliar o número animais atendidos atualmente em Arapiraca, diminuir a população de animais abandonados e influenciar diretamente do combate a endemias”, explicou o prefeito.

Para o secretário-executivo Vytor Ferro, que vai ficar a frente do programa municipal, o programa vai beneficiar, além dos tutores de baixa renda, as organizações de proteção animal, que também terão seus animais castrados de forma gradativa.

“O município de Arapiraca tem como prioridade cuidar de todos, inclusive dos animais. Nossa iniciativa terá um impacto muito importante também na vida dos cães e gatos, e também de seus tutores”, disse o secretário.

Além de diminuir a população animal em situação de rua, a castração também gera benefícios na saúde dos cães e gatos que passam pelo procedimento, como a diminuição do risco de câncer de mama, de infeções uterinas graves, as fêmeas não entram mais no cio, e o animal também tende a ficar mais dócil.

O programa Meu Amigo Pet também recebe apoio da vereadora Dra. Fany e do médico veterinário Daniel Tenório.

Para participar da triagem, o cão precisa preencher alguns requisitos:

Apenas gatas e cadelas serão castradas;
O tutor precisa ter residência fixa no município de Arapiraca;
O animal precisa ter no mínimo 6 meses;
O animal precisa ter condição física aparentemente satisfatória;
O animal precisa estar livre de ectoparasitas, como pulgas, carrapatos, ácaros, piolhos e etc.

Confira a documentação exigida:


RG, CPF e Comprovante de Residência do tutor;
Comprovante de inclusão em programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Brasil, Renda Cidadã, etc.
Comprovante de renda de todos os membros da família com somo de até 2 salários mínimos;
Se o tutor for solteiro, não trabalhar, morar com os pais ou sozinho, trazer comprovante de renda dos pais;
Dados do animal: nome, raça, idade, cor e sexo.