OAB vai acionar mineradora e Prefeitura de Craíbas após aparecimento de rachaduras nas casas
Os moradores afirmam que, desde a instalação da empresa, eles têm sido afetados pelo barulho e pela poeira gerada pelas explosões que ocorrem na mina
A Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai acionar a mineradora Vale Verde, a Prefeitura de Craíbas e a Defesa Civil após o aparecimento de rachaduras supostamente provocadas pela atividade de mineração na região Agreste. Integrantes do colegiado estiveram no município de Craíbas e ouviram relatos de moradores sobre problemas ambientais próximos à Mina Serrote.
Os moradores afirmam que, desde a instalação da empresa, eles têm sido afetados pelo barulho e pela poeira gerada pelas explosões que ocorrem na mina. As explosões, segundo os relatos, acontecem no período da madrugada e também estariam provocando rachaduras em imóveis residenciais, além de estar prejudicando a criação de animais e ocasionando prejuízos à saúde física e mental das pessoas que moram na região.

Rachaduras que teriam provocadas pelas explosões na área da Vale Verde. Foto: assessoria
A população afirma que, no momento de instalação da mineradora, houve divulgação do planejamento de desapropriar e indenizar os proprietários das casas que estão a uma distância de até 600 metros do perímetro da mina. Porém, segundo os relatos, apenas a área onde está sendo feita a exploração teria sido desocupada.
A OAB Alagoas foi acionada depois dos últimos protestos organizados por moradores. Estiveram presentes no município o presidente da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo, Gilvan Albuquerque, além das advogadas Lorena de Medeiros e Cristina Reis, membros da comissão. No local foram identificadas fissuras e rachaduras em diversos graus, algumas com aparente risco iminente de desabamento, conforme fotos e vídeos registrados.
“A comissão tem feito e vai continuar fazendo o trabalho de oficiar os órgãos ambientais competentes para saber informações sobre a regularidade da mineradora e o cumprimento das condicionantes ambientais. Também iremos acionar a Prefeitura e a Defesa Civil, para que se manifestem e nos informem se foram provocados e quais medidas estão sendo tomadas para a proteção da população” explicou o presidente da comissão, Gilvan Albuquerque.
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
